Não te amo mais

Não te amo mais.

Estarei mentindo dizendo que

Ainda te quero como sempre quis.

Tenho certeza que

Nada foi em vão.

Sinto dentro de mim que

Você não significa nada.

Não poderia dizer jamais que

Alimento um grande amor.

Sinto cada vez mais que

Já te esqueci!

E jamais usarei a frase

EU TE AMO!

Sinto, mas tenho que dizer a verdade

É tarde demais…

Muitos atrubuem esse texto a Clarice Lispector, desconheço o verdadeiro autor.

Essa poesia é de uma genialidade única, leia agora de baixo para cima.

94 comentários sobre “Não te amo mais

  1. Em primeiro lugar, gostaria de dizer que adorei esse site!

    Mas esse poema, que se diz de autoria da Clarice Lispector não é dela. Ao que saiba, Clarice não escreveu poemas, apenas contos e romances… Alguns trechos de seus romances formam até reescritos em forma de poemas, mas ess enão é o caso.

  2. Oi Álvaro,

    Não sei se é ou não da Clarice, a mim já não importa… Mas, reler esse maravilhoso poema levou-me há uns 18 anos atrás, (rsss) relembrando um bilhetinho de amor de um colega de escola… O tempo passou, já nem encontro mais o menino, hoje homem… mas a lembrança deliciosa, a essa ficou…
    Seu blog é mesmo encantador, como você!
    Bjs,

  3. Olá,

    realmente, o poema não é dela. Ela nunca escreveu poemas. É de um autor, não me recordo seu nome.
    um abraço

  4. REALMENTE ESSE POEMA NÃO E DE CLARICE.
    CLARICE É UNICA, E SEUS POEMAS TBM, APENAS DEVEM SER LIDOS NA ORDEM UNICA.
    MUITO ORIGINAL, MAS NÃO FAZ O SEGUIMENTO DELA.
    É MUITO MSG DE NAMORADO, E NÃO DOS DEUSES.
    ATE

  5. Olá..lindo poema de fato, e não, não é de Clarice. Se não me falha a memória é de autoria de Vinícius de Moraes, dê uma pesquisada.

    ps: um ano depois estou eu aqui a comentar..Beijos!

  6. Gente, esse texto é da Cecília Meirelles, não é? Tenho quase certeza.
    Sendo ou não, é lindo!

  7. Esse poema realmente não é da Clarice Lispector e sim do poeta português Almeida Garrett.

    Não te amo, quero-te: o amor vem d’alma.
    E eu n’alma – tenho a calma,
    A calma – do jazigo.
    Ai! não te amo, não.

    Não te amo, quero-te: o amor é vida.
    E a vida – nem sentida
    A trago eu já comigo.
    Ai, não te amo, não!

    Ai! não te amo, não; e só te quero
    De um querer bruto e fero
    Que o sangue me devora,
    Não chega ao coração.

    Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela.
    Quem ama a aziaga estrela
    Que lhe luz na má hora
    Da sua perdição?

    E quero-te, e não te amo, que é forçado,
    De mau, feitiço azado
    Este indigno furor.
    Mas oh! não te amo, não.

    E infame sou, porque te quero; e tanto
    Que de mim tenho espanto,
    De ti medo e terror…
    Mas amar!… não te amo, não.

    Almeida Garrett

  8. Olha, conheço esse poema desde o colegio, e o li em um livro, mas como autor era Fernando Pessoa, não sei exatamente.

  9. OLha, eu conheço esse poema faz muuuuuuuuuito tempo, e acho engraçado que cada um que escreve aki tem “quase certeza” de que o poema é de fulano, ou de sicrano ou ainda de beltrano. Eu não imagino esse poema com a cara de nenhum dos poetas citados, menos ainda vinícius de moraes e fernando pessoa. Quem conhece um pouco da obra de PEssoa verá o tipo de escrita que ele desenvolve com todos os seus heterônimos. Nada a ver com esse texto.
    Vamos continuar batalhando pra encontrar a verdadeira autoria desse texto!

  10. Que lindo…
    Se refere a um lindo poema escrito de cima para baixo e de baixo para cima, voce Cecilia
    deve ter trabalhado muito para criar esse poema tao lindo, e dou com palavra de honra.
    Fala de separacao e de um amor heterno muito lindo esse trabalho e isso que foi escrito no poema a cima, e verdade todo amor e assim e toda separacao e assim e verdade pura.
    Nao te amo mais nome perfeito para um poema vou fala uma metade de um poema, “Sou como sou Deus me criou do jeito que sou, sou da hespesie humana e sou capaz de errar o erro nao e falta de carater”e lindo ele todo so que nao posso escrevrer tudo e 02:00hs para terminar de ler!!!
    Beijos paz para todos ai…
    Ana Carolina.

  11. Não te amo mais.

    Estarei mentindo dizendo que

    Ainda te quero como sempre quis.

    Tenho certeza que

    Nada foi em vão.

    Sinto dentro de mim que

    Você não significa nada.

    Não poderia dizer jamais que

    Alimento um grande amor.

    Sinto cada vez mais que

    Já te esqueci!

    E jamais usarei a frase

    EU TE AMO!

    Sinto, mas tenho que dizer a verdade

    É tarde demais…

  12. Não te amo, quero-te: o amor vem d’alma.
    E eu n’alma – tenho a calma,
    A calma – do jazigo.
    Ai! não te amo, não.

    Não te amo, quero-te: o amor é vida.
    E a vida – nem sentida
    A trago eu já comigo.
    Ai, não te amo, não!

    Ai! não te amo, não; e só te quero
    De um querer bruto e fero
    Que o sangue me devora,
    Não chega ao coração.

    Não te amo. És bela; e eu não te amo, ó bela.
    Quem ama a aziaga estrela
    Que lhe luz na má hora
    Da sua perdição?

    E quero-te, e não te amo, que é forçado,
    De mau, feitiço azado
    Este indigno furor.
    Mas oh! não te amo, não.

    E infame sou, porque te quero; e tanto
    Que de mim tenho espanto,
    De ti medo e terror…
    Mas amar!… não te amo, não

  13. Que engraçado ocomentario dessa ana carolina,sera muita coincidencia, mas meu marido me traiu com uma pessoa do mesmo nome,tomara que seja apenas coincidencia, e ela me falou algo parecido, sei que a paz do meu lar nunca mais sera o mesmo.

  14. Infelizmente, muitas pessoas publicam seus textos na internet usando nomes de escritores famosos. Ou usam textos de alguns autores e “rebatizam” com nomes de outros.
    Clarice escreveu alguns poemas, sim. Manuel Bandeira até tentou publicá-los numa coletânea de poetas bissextos. Mas não é o caso do texto aqui divulgado. Almeida Garret é o seu verdadeiro autor (com adaptações pra ficar mais “moderninho”).

  15. NO MOMENTO, POUCO ME IMPORTA QUEM É O(A) DONO(A) DAS PALAVRAS. SEI QUE O “TEXTO” E CONTEXTO, SÃO MUITO BONS. NEM VOU DIZER QUE TORNE-SE “DE DOMÍNIO PÚBLICO” PORQUE JÁ É.

  16. O poema “NÃO TE AMO MAIS” não é de Clarice Lispector.
    Há inúmeros sites na internet sobre o assunto.
    É um exercício acadêmico do tipo que se faz, quando se estuda
    a obra de Mallarmé, “Um Lance de dados jamais abolirá o acaso”
    que propõe essa liberdade de leitura. Quer ver outro exemplo (não tão criativo)?

    Amizade é assim,
    É sentir o carinho,
    É ouvir o chamado,
    Amizade é sonhar alegrias,
    Dividir tristezas.
    É respeitar o espaço,
    Silenciar o segredo,
    É a certeza da mão estendida,
    A cumplicidade que não se explica,
    Apenas se vive.

    O sentido não se altera.
    Leia de cima para baixo;
    de baixo para cima;
    leia o primeiro verso, depois o último;
    o terceiro, depois o quinto;
    leia em ordem aleatória como propunha Malarmé,
    quebrando a ordem tradicional da poesia,
    anulando a visão monológica, única, ditatorial,
    Leia o poema como quiser,
    Quem faz a ordem e o sentido é o leitor.

    (a propósito, as instruções que aí vão também podem
    ser lidas invertida ou aleatoriamente)

    Anabela Bingre Négrier

  17. eu adoro esse poema.

    e que eu saiba, ele é da
    Cecília Meireles.

    não tenho certeza.
    :]

  18. Olá…queria dizer que adorei seu site =D…tbm quero abrir umas aspas avisando q esse texto nao te amo mais [e de cecilia meireles e nao de clarice obrigada pela atençao...
    LAra =d
    #]

  19. Esse poema eh de Maribel kowisk.. nao sei direito o sobrenome dela.. mas o nome eh Maribel.. Pra mim… Bel ! ^^ Ela é d+ né…

  20. Marizabel Kowalski.
    Essa é a autora desse poema. E ela tem outros muito bons também. ^^

  21. Não sou autora do poema!
    Camilla retirou de minha “agenda tola” sem autorização para publicar.
    Att.
    Kowalski

  22. O primeiro poema, de duplo sentido “não te amo mais… é de Roberto Aylmer. um médico, crente e palestrante. ele tem otimas palestras e livro inclusive o “Escolhas”, ja assiti palestras deles umas 3 vezes.

  23. Roberto Aylme…Médico, escritor e conferencista.
    Pós-graduado em psicoterapia.
    MBA Marketing – FGV RJ
    Professor Internacional do Haggai Institute – Atlanta GA – no tema Desenvolvimento de Lideranças.
    Professor convidado pelo Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense RJ nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

    Professor convidado no MBA em Gestão pela Qualidade Total da Universidade Federal Fluminense.
    Conferencista internacional e consultor organizacional em mudança de cultura.
    Consultor da Associação Brasileira de Municípios ABM – Brasília
    Sócio Diretor da Consulting House

    Palestras
    - Inteligência Empresarial: Pessoas no Centro das Mudanças – uma palestra onde a maior motivação é o resultado
    No mercado onde a luta é desigual, a inteligência estratégica pode ser a diferença entre a sobrevivência e a derrota.
    Inteligência Empresarial é uma forma de utilizar todos os recursos de seus funcionários e os potenciais de seus clientes.
    Fortalecer as relações e otimizar recursos são as bases desta nova forma de perceber o mercado e atender suas demandas cada vez mais exigentes.
    - Escolhas – algumas delas podem mudar o destino de uma pessoa, uma empresa ou uma nação
    - Acendedores de Almas – uma palestra para profissionais que precisam inspirar seguidores
    - O Brasil Que Nós Queremos, Somos Nós Que Fazemos – para grandes grupos.
    .Oferece uma visão otimista e positiva para o desenvolvimento sustentável.
    .Merchandising de empresas e produtos
    .Exalta a importância da “força empreendedora”
    . Ideal para grandes eventos com forte componente cívico e mobilizador, tendo sido apresentada pelo SEBRAE, CDLs, ACIs, Rotarys e Prefeituras.
    - -F C S – Fatores Críticos do Sucesso – A Força de uma empresa está em seus FCS.
    Os verdadeiros inimigos não são os concorrentes…

  24. Pingback: | portaldeescrita

  25. Quer saber, não importa quem escreveu esse poema, o importante é o seu conteúdo… Abraços…

  26. Genial!

    Fantástico! Fez-me lembrar o meu amor pla Ritinha! umas vezes tão lindo, outras vezes tão escuro!

    Bom blog!

    Saudação

  27. Verdade, tanto faz o(a) autor(a)!!!
    Só sei q esse poema é mara!!!
    mto lindo!!
    me traz recordações mto boas e engraçadas!!!!
    mas seja la qm fez esse poema, é mara tbm, mto criativo, esse poema tem algo mais….

    gosto mto do mesmo!!

  28. Muito lindo…

    Acabei de enviar para um amigo virtual…

    BeijoOo°ºoOoº°os

  29. Como são maravilhosas as recordações que um simples poema (de autoria desconhecia até, pois não se chegou a um autor em concreto) nos trás. Me lembro de meu tempo de escola em que nós, meninas, escrevíamos em caderninhos vários poeminhas e frases de amor sem nem mesmo saber o verdadeiro sentido de nos apaixonarmos….
    Tanto tempo se passou e de repente digitei a primeira frase pra fazer uma busca e aqui estou… mergulhada em lindas recordações…
    Lindo blog!!!

  30. esse poema não e de Clarice Lispector e no final ela diz que não reconhece o verdadeiro autor acho isso muito injusto porque como o autor verdadeiro do poema não aparece agora me digam como o autor verdadeiro do poema fica?

  31. oi amei esse poema,hum irei até pegar e manda para umas pessoas que se dizem me amar,assim mando e eles vão entender

  32. a minha prof de educação musical e poesia ela me passou esse poema só q nesse poema q ela me passou ela botou o nome do poema de viva a lingua portuguesa
    eu num achei nada a vê agora entrei na nete e me lembrei desse poema e botei agora eu sei q o verdadeiro no é não te amo masi

  33. amar e a coisa mais linda do mundo e um sentimento tao bonito y eu amuh o maicon douglas te amuh

  34. eu adoro o poema eu nao te amo mais nao emporta qm escreveu oq emporta q e muito entereçante

  35. adoro esse poema mas quando quiseres podes vir a minha casa para me fazeres um boxe hã… hã… hã… hã…oh…oh…oh…

  36. O que é de Clarice é de Clarice. De Camões não é. De Aylmer também não.

  37. meu deussssssss vcs nao entendeirao tem q ler de baixo para cima
    isso foi uma carta de ela mando prum grande amor……………

  38. eu só sei que é miuto ruim amar e esperar e depois não dar em nada e vc não conseguir amar de novo, pois eu amei e não amo mais… mas ficou um vazio dentro de mim eu adorei este poema mas e depois… o que vai acontecer…?

  39. Um dia te amei vc nunca , eu sempre te esperei axando que vc me amava de tamto te esperar hoje não te amo mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  40. olha o poema realmente e muito giro era so para te dizer que esse peoma e de Fermando Pessoa e nao de Clarice Lispector mas eh na boa o pessoal nao liga.

  41. esse site só abriga palavras de amor e eu fiquei doida quando li a primeira vez e nao parei de ler mais que legal que eu achei.adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  42. uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu eu fiquei com raiva quando li ele de cima para baixo mas de baixo para cima é super romantico

  43. ” Não te amo mais ”
    Frase mais triste.
    Melhor calar!
    Mas se o que o coração sente
    a gente não desmente…
    Como disfarçar?

  44. Eu procurei por este texto na internet,pois na semana passada eu e meu esposo brigamos e ele me enviou esta mensagem porem sem terminar….claro foi lagrima em cima de lagrima…chorei muito ate tomar coragem pra perguntar se realmente ele não me amava mais…ai ele se explicou e disse que se tratava de um poema e que não havia escrito todo devido a capacidade do SMS do cel.em fim nos amamos muito e este texto e realmente lindo!

  45. amei serio é lindo já falei isso para meu namorado que agora é meu ex- ^^ amei ^^ PARABÉÉÉNSSS !

  46. adoreii desde quando eu vie na primeira vez,não só aqui mais já tinha visto em outros lugares!!!ameiiiii de coração!

  47. Maravilhoso!!!! Participei da jornada pedagogica de 2009 na qual a monitora finalizou co essa MARAVILHA!!!!

    Muito lindo!!!!!

  48. Eu não conhecia este texto, não immporta quem o escreveu, porém meus amigos nunca li nada mais criativo, belo, gostoso de ler, infinitamente maravilhoso.

  49. Esse poema é incrivelmente lindo, sem sombra de dúvidas.
    E não é de Clarice Lispector, sim Cecília Meireles.

  50. Não sei sei foi clarice ou não que escreveu ,mas não lhes cabe julga-la dessa forma radical ela era incompreendida em certo ponto infeliz peço a voc~es que tenham respeito aos mortos e apenas critiquem os vivos.Qualquer um pode escrever mas interpretrar e com sua alma em agonia escrever para amenisar a dor do sofrimento,no final ela estava sozinha e não relizara seus desejos.Esse poema é belo e conforme vai contando tudo vai se alterando.Agora é o seguinte o dono que não deve dar importância a quem se intitula e sim compartilhar fragmentos de sua alma.eu escrevo diversas coisa e ficaria furioso se alguém se denominase autor de uma coisa que me gastou tanto;mas além disso se meus leitores gostassem já estaria satisfeito!No mometo estou com uma nostalgia e angustia danada pois amei e não fui amado larrgado por meus amigos e amores e meus temores aumentam então pessoal manerem é maravilhoso a liberdade de expressão ,tentem entende-la sintam por mas que seja difícil!.

  51. uau…
    Sabe o que é, eu botei no google Minha ordem dos fatores..
    pq!? Fiz uma festa em casa ontem e em minha parede no meu quarto à frases ,pensamentos e poemas “meus”..uma amiga quase brigou comigo dizendo que aquele poema não era meu , pois o tal poema estava na internet..então eu perguntei..diz o autor? e ela respondeu não é autor desconhecido…”Pois Sé”…Eu não me entendi muito bem naquela hora o que eu senti , se fiquei feliz por este poema estar por ai ainda, ou se fiquei chocado por ter passado tantos anos e estar em movimento ainda…que coisa!..Quase chorei..Tah, eu chorei..
    Então virou um poema é…
    Muito bem…
    Realmente a minha intenção, era pra ser um poema…
    Mais naquela epóca eu era um..tipo de fã de matematica..
    E acabei transformando o “tal poema” … em fatores…
    os quais ao Sr. peano formalizou…
    minha ordem dos fatores não altera o produto..
    Então por quê não ,de baixo para cima….pois sé, foi uma bela sacada não!..é!
    no entanto, minha querida ordem dos fatores não teve continuidade..
    a tal menina que recebeu a minha carta não a quis…
    éé eu era um romântico inato..cartas de amor..pensamentos , frases, poesias, poemas, todas tiradas de meu coração.Com outras palavras .. ” de minha imaginação fértil”
    É eu adorava escrever..
    Quem diria..
    E agora eu só digito..¬¬
    quase 10 anos depois descubro que minha querida ordem dos fatores continua no ar…
    é uau..
    Então ai vai…
    esta ordem dos fatores foi criada a mais ou menos 10 anos atrás
    escrita numa carta de amor para uma princesa..
    essa carta foi devolvida..
    e escondida
    alguns anos depois..
    O “autor” fez uma parceria com uma pessoa que tinha um blog de pensamentos , frases e etc,
    este autor mandava frases, poesias, poemas ao blog para pessoas pensarem na vida e refletirem..e etc..
    E o autor fez um combinado com o dono do blog…
    Que foi o seguinte…
    não quero que ninguem saiba quem fez estas frases..
    e assim , foi concebido…
    8 anos depois a querida ordem dos fatores e algumas frases por ai continuam ao autor desconhecido..
    e bom, fico feliz por algumas pessoas do mundo todo terem gostado…”vcs não imaginam como”
    Então acho que ja falei de mais..
    Um abraço de: Autor Desconhecido…
    humm…
    Eu sou veneno sem malícia; eu machuco sem querer! maldade? em mim? não, isso não posso conceber! Coitado de mim que nem cara de poeta tenho! Muito menos de escritor… Ah, mas poeta não tem cara, tem coração com atitude, sentimento na altitude… E coragem de sentir amor!
    Ah, respondendo , pq parece ser de Clarice Lispector…
    olha pelo o que eu sei.. Ela gostava de amar,como tbm amava o nada,.. e era misteriosa…
    Assim como eu… :)
    Adíos…

  52. Maravilhoso!!!! Participei da jornada pedagogica de 2009 na qual a monitora finalizou co essa MARAVILHA!!!!

    Muito lindo!!!!!

    nossa…
    Sem palavras…
    Então, sempre, eu fico ali pensando…E, se eu tivesse dado o meu nome..
    Será que mudaria essa minha vida..como alguns falam que eu deveria ter sido escritor..
    Bom ainda não estou tão velho..
    tenho muita coisa pela frente! ha.ha
    talvez, estaria, rico! Eu não sei…
    Bom eu continuo chorando se querem saber! é, mais é de felicidade…sério…
    gostei muito de saber..Que minha querida ordem dos fatores serve de inspiração pra muita gente…
    Más, me desculpem eu prefiro e continuo a querer ser o Autor desconhecido…
    Então, não voltarei aqui de novo, más…O que eu posso dizer…
    Amei… <3

  53. Ah mais uma coisa…
    quem diz que o “poema”
    é de tal escritor…
    A frase não te amo mais…ou outras frases tbm..
    se procurar no google…encontrará milhares de paginas com as mesmas frases e etc…
    realmente não importa quem que fez…
    Más posso garantir a vcs ..que foi escrita com sentimento , amor e carinho e claro com muita criatividade y la imaginação fértil!…só isso…
    byes..

  54. Hoje vc me despreza, hoje vc me faz sofrer, no futuro vc verá que o desprezado será vc. (Alcione)

  55. Eu inventei um sobre segunda feira, com a mesma dinâmica de ler de cima pra baixo e de baixo pra cima, segue:

    Odeio segunda-feira
    nunca me ouvirá dizer
    que dia maravilhoso!
    independente de como esteja, vou pensar:
    que dia quente, que dia frio, que dia errado
    nada sai do lugar, nada muda
    enquanto reclamo
    percebo que
    tento levantar
    mas existe uma força maior
    parece que não consigo
    sentir que estou vivo
    enfrentar os desafios
    prefiro muito mais
    fingir que estou doente
    ficar na cama
    pra isso não pretendo
    sacudir a poeira
    espantar a preguiça
    o que eu vou fazer é
    aceitar minha derrota
    e começar a
    viver só pros finais de semana
    não posso mais

    Julio Prates

Deixe uma resposta

