O Homem e a Mulher

O homem é a mais elevada das criaturas; a mulher, o mais sublime dos ideais.  

Deus fez para o homem um trono; para a mulher fez umaltar.  

O trono exalta e o altar santifica.    

O homem é cérebro; a mulher, coração.  

O cérebro produz a luz; o coração produz amor.  

A luz fecunda; o amor ressuscita.    

O homem é o gênio, a mulher o anjo.  

O gênio é imensurável; o anjo é indefinível.    

A aspiração do homem é a suprema gloria; a aspiração da mulher é a virtude extrema.  

A gloria promove a grandeza e a virtude, a divindade.    

O homem tem a supremacia; a mulher, a preferência.  

A supremacia significa forca; a preferência representa o direito.    

O homem é forte pela razão; a mulher invencível pelas lagrimas.  

A razão convence e as lagrimas comovem.    

O homem é capaz de todos os heroísmos; a mulher, detodos os martírios.    

O heroísmo enobrece e o martírio purifica.    

O homem pensa e a mulher sonha.  

Pensar é ter uma palavrano cérebro; sonhar é ter na fronte uma aureola.      

O homem é a águia que voa; a mulher, o rouxinol que canta.  

Voar é dominar o espaço e cantar é conquistar a alma.    

Enfim o homem esta colocado onde termina a terra;  a mulher, onde começa o céu.       

Victor Hugo

58 comentários sobre “O Homem e a Mulher

  1. VICTOR HUGO SABIA MUITO BEM O QUE ESCREVIA, ERA SÁBIO.
    ENTRETANTO EXISTEM ALGUMAS MULHERES QUE DEIXARAM ESTA
    NATUREZA MINAR, TALVEZ POR MOTIVOS INTERNOS DOS QUAIS
    NÃO PODEMOS JULGAR.
    EXISTE UM VERSÍCULO QUE DIZ ASSIM:
    “A MULHER SÁBIA EDIFICA O LAR, A LOUCA DESTROI”.

    EM PROVERBIOS 31:10
    “MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ? O SEU VALOR MUITO EXEDE
    O DE RUBINS.

    POR ISSO TRATE MUITO BEM AS MULHERES….
    NÓS MERECEMOS.

    BEIJOS….

    JUCINÉIA

  2. Álvaro acho que já te disse, mas se não falei, vc saberá agora: esse site é lindo! E agora que vc me deu o prazer de conhecê-lo, será difícil livrar-se de mim…Pretendo passar por aqui todos os dias para rever, para reler, para aprender, para me deleitar…Obrigada

  3. Esse poema é muito machista e menospreza a mulher, tentando enaltecer o homem em relação a mulher

  4. Eu acho que o Henrique não sabe ler…
    henrique, esse poema enaltece o homem, sim, mas a mulher, ele sublima, ele praticamente define a mulher como aquela que começa onde o homem termina… vc não leu, ou não tem cérebro.

  5. o poema é divinamente terrível. Victor Hugo conhecia a Sagrada magia Sexual que é algo Divino da união do homem e da mulher. Nenhum dos dois, nem o homem nem a mulher são melhores uns que os outros. A sua união é Divina.

  6. meu caro e adorado victor, pra ser cinsera contigo adorei. Mais com o meu devido respeito aconselho-te a ter umas aulinhas de português ok? boa sorte nas aulas. Estuda muito precisas aserio.

  7. cara esse poema eh muito lindo eu adorei!!!
    gostei dele pq ele fala da mais pura verdade!

  8. Esse poema é extremamente lindo…!!!!
    Com certeza deveria existir mais poemas deste tipo, pois mostra o quanto homem e mulher se completam divinamente.

    Muuuuuito liiindo… =D

  9. Há sublimidade nas palavras de Victor Hugo, pois além de tudo o ele que disse, nós poderíamos acrescentar” as flores representam a glória e esplendor de Deus, pois caminham na terra sobre a cabeça de cada mulher”.

    Wenceslau da Cunha
    wencescunha@hotmail.com

  10. O poema esta perfeito…o que estraga é a convivência…simplesmente por descuido de UM ou do OUTRO…OU DOS DOIS

  11. ola olha eu gostei muiiiiito do poema e bom
    saber q n sao todos os homens q se esqueçerao
    das mulheres
    continue assim
    q por continuar assim vc vai conquistar os coraçoes de
    todas as mulheres
    beijossssssssss

  12. A sublimidadade da mulher está estampada nesse poema de Victor Hugo. Filigranas que os homens insensíveis não vêem, Victor Hugo destacou como quem observa uma jóia através de um microscópio.

    Wenceslau da Cunha

  13. lindo e emocionante, e concordo com o que alguém disse a cima… os ignorantes sempre discutem…

  14. Fiquei emocionado com palavras tão belas. Victor sabe realmente como o homem é incompleto sem a mulher. Há pouco tempo encontrei a garota da minha vida. E faço de tudo para que ela veja que sou o rapaz da vida dela. Eliminei a concorrência e quanto mais a conheço mais encanto ela me desperta. Quando penso que ela vai aceitar namorar acontece alguma coisa que atrapalha a concretização do relacionamento. Mas continuamos a conversar. O que mais me cativa é como nos combinamos. Tivemos alguns atritos. Ela é muito brava e ao mesmo tempo docê e meiga. Não conheço os pais dela, só o irmão mais velho e aliás nos damos bem. Sou alto, loiro, 1,88m. Ela é linda, clarinha, super agradável 1,70m e usa salto de 15cm sempre e quando falamos fitamos olho no olho.
    É muito lindo. Alguns já nos disseram que formamos um casal perfeito. Mas ohhh garota difícil !!!!! Vou mostrá-la o poema.
    Abraços;
    Ciro

  15. Eu sou suspeita em falar sobre esta poesia maravilhosa, encantadora e fascinante, pois sou apaixonada pelas palavras de Victor Hugo. Acredito que realmente ele é um gênio em conseguir definir “O HOMEM E A MULHER” com adjetivos tão impressionantes. Sinto pelas pessoas

  16. Continuando…

    Sinto pelas pessoas que não conseguem interpretá-la, pois ele define tão claramente que o HOMEM e a MULHER se completam…e fala de uma maneira tão sensível, real e enaltecedora!!!

    É muito LINDA!

  17. Prezados senhores:

    Esse poema, para mim, é a mais brilhante obra já estampada na literatura brasileira.

    abraços.

  18. “O Homem é a cara metade da mulher…
    …e a Mulher é a metade CARA do homem.

    A única questão que divide o Homem da Mulher é a ganância de um querer ser mais que o outro.

    “Quem ama o DINHEIRO não ama ninguem!”

  19. achei maneiro este site irei visitar sempre pois tem coisas muito interessante ,me amarrei neste site.bjos jaborandi

  20. Já conhecia este poema extraordinário! Folgo em saber que está sendo veiculado pela Internet em meio a tanta sandice, bestialidade, violência e horror nas suas mais variadas formas. É, de certa forma, um alento. É, verdadeiramente, incrível como o nefelibatismo de poetas do porte de Victor Hugo consegue transformar criaturas humanas como o homem e a mulher, sabidamente, faltas, apoucadas, presunçosas e egoístas em legiões de anjos e arcanjos da primeira hierarquia, como querubins e serafins. É uma lástima que tanto o homem quanto a mulher não se esforcem para transformar essa que é uma belíssima utopia numa realidade pura e simples ao longo do tempo, quem sabe daqui a uns duzentos anos. Ambos só têm a ganhar, talvez, o mundo fosse menos ruim, a vida um pouco melhor, as pessoas mais complacentes umas com as outras através, tudo isso através do resgate da FAMÍLIA PROPRIAMENTE DITA – um achado único de Rousseau em toda a história da civilização – que, desafortunadamente, por tudo aquilo que se lê, que se ouve e que se vê, se perdeu no abismo insondável do nada. E o que é pior, com a agravante de NÃO TERMOS EQUIPAMENTO CULTURAL PARA SUBSTITUIR A FAMÍLIA, diga-se o que disser. Um convite à reflexão: onde encontramos mais amor, carinho, dedicação, compreensão, paciência, zelo, cuidado, contubérnio, entrega, pertencimento, etc., que na FAMÍLIA? Quem souber, que responda. Sou todo ouvidos. Pois bem, mesmo assim, sem termos um substitutivo cultural, emocional, social para a FAMÍLIA, de uma forma tresloucada, inconcebível, insensata, burra, mesmo, frise-se, estamos, diuturnamente, cada vez mais, destruindo-a como se a FAMÍLIA fosse algo ameaçador e vicário. Depois que descobrimos que não é, ficamos num luto sentido, chorando e culpando-nos, mutuamente, embalsamando mágoas e ressentimentos em vez de icinerá-los, porque laços de FAMÍLIA são assim mesmo, só se dá valor quando se perde. E a FAMÍLIA vem se desmoronando, se deturpando, perdendo sua identidade na medida em que campeia o egoísmo e seu séquito nenfando: a intolerância, a impaciência, a incompreensão, o imediatismo, a concupiscência, os desejos, “tudo, ao mesmo tempo, agora”, conforme sugere a letra de uma música que todos conhecem, etc., enfim, o desamor, sob a égide implacável de uma total e atroz inversão valores que preconiza uma dita modernidade a qual, por sua vez, absolutamente, não tem trazido felicidade para ninguém, pelo contrário, só vem espalhando a cizânia, promovendo a discórdia.

  21. CORREÇÕES A SEREM FEITAS NO TEXTO DO COMENTÁRIO:

    1)Onde se lê:

    …as pessoas fossem mais complacentes umas com as outras através, tudo isso através da FAMÍLIA…

    1a)Leia-se:

    …as pessoas fossem mais complacentes umas com as outras através da FAMÍLIA…

  22. eu li o poema, é realmente uma manifestação de inteligência deste autor.li também os comentário e apesar de respeitar a opinião de cada um, não concordo com a maioria(para não dizer com a totalidade deles). victor hugo, na minha concepção, ao falar da mulher e do homem, neste poema, não quiz incutir nele qualquer relação sentimental(sexual , familiar) entre estes dois seres. ele com muita racionalidade (já disse na minha concepção)quiz enfatizar a individualidade de cada um destes seres.é como se disesse, não há necessidade de competições, cada um tem suas virtudes e a difença entre os sexos(feminino e masculino)é que estabele o equilibrio das relações humanas.é como se estabilizasse a `balança´ da vida humana.não há entre o homem e mulheres inferioridade de gênero e sim variaveis de virtudes.este poema deviria ser posto em destaque nas firmas, estações de onibus trens , mercados e todos os lugares possiveis.é uma verdadeira manifestação de inteligencia e respeito as diferenças. e diferença não é sinonimo de inferioridade.

  23. Boa noite.

    Aquela rapariga, a Kate, que comentou antes de uns tantos comentarios a baixos só pode estar a ironizar as ideologias de Hugo.

    Parecendo-me bem, acho que quem está a precisar de umas aulas de português é a Kate e nao o Hugo. Desculpe-me a SINCERIDADE. Por amor de Deus.

  24. nossa procurei no site de buscar um poema..achei o seu..é lindo..Deus te abençõe!!!

  25. olha eu axei bonito, mas a verdade é q ele disse q a mulher não pensa, cara isso doeu. Depois tentou remendar isso com essa de que a mulhe vai até o céu,que ela é santa.
    A intenção foi boa, mas a verdade é que axei maxista também, mas temos q perceber que era uma mentalidade bem século 18.

  26. Tenho 73 anos de idade e conheço este poema de Victor Hugo desde os meus 10 anos pois um dos meus tios o adorava e o declamava com muito ímpeto, pois amava a mulher dele.Acho este poema BELÍSSIMO.

  27. As mulheres são maravilhosas porque é criação de Deus,são atraentes porque elas tem beleza própria,são choronas porque são mais frágeis,são responsáveis no lar porque nosso Deus as deu esse dom maravilhoso(o que seria de nós sem as mulheres??)ás mulheres são o coração porque elas tem o dom de amar seus filhos a ponto de dar sua própria vida por eles(quem faria isso a não ser Jesus???)Deus fez a mulher pensando no bem estar do homem…Parabéns ao autor que escreveu!!!

  28. DEUS, DEU INTELIGÊNCIA AO HOMEM,SER HUMANO EM GERAL,MACHO E FEMÊA.
    INDEPENDENTE DE SEXO,UM COMPLETA O OUTRO,O SENHOR TODO PODEROSO,FOI E É,PERFEITO EM TODAS AS CRIAÇOES.QUERO PARABENIZAR!
    O VITOR HUGO,POR TODA A SUA SENSIBILIDADE,AO ESCREVER ESSE POEMA.
    IMAGINO,QUE ELE ESTAVA EM MOMENTO DE GLÓRIA,QD RECITOU ,ENTENDEU O PROPOSITO DO CRIADOR.AS CRIATURAS,ESQUEÇERAM OU PASSARAM POR CIMA,DESSE OBJETIVO DE DEUS,AO CRIAR O MACHO E FEMÊA.VITOR HUGO,QUE DEUS TE ILUMINE ONDE QUER QUE ESTEJA,POIS COM TANTO ENTENDIMENTO,EU TENHO CERTEZA,QUE GRANDE FOI SUA MISSÃO,AO EXPRESSAR ESSE SENTIMENTO.O DIA QUE A HUMANIDADE SE CONCIENTIZAR,
    QUE CADA QUAL,TEM SEU PAPEL,O AMOR,SE ESPALHARÁ POR TODOS SO SERES.SOU GRATA A DEUS E A VOCE,POR ESCREVER UMA COISA TAO PROFUNDA E TOCANTE,COMO É ESSE POEMA.OBRIGADA!POR ESSA MENSAGEM.

  29. eu ouvi esse poema pela primeira vez em um casamento, foi lindo o modo como o padre recitou-o amei parabens!!

  30. É óbvio que o poema ,belíssimo por sinal,é “politicamente incorreto”para nossos dias.À época deve ter causado furor entre as mulheres.
    Qto aos comentários,sei q. é difícil se calar diante de alguns,mas o ideal será sempre se ater ao texto divulgado.Pensando melhor,algumas reações são ,prá dizer o mínimo,hilárias.

  31. Adorei esse poema…Victor Hugo além de poeta é um carvalheiro..é desse tipo de homem que estamos precisando…é de uma sensibilidade incrível….Homem e Mulher se completam…lí alguns comentários..achei um absurdo pessoas falarem mal…pra mim são pessoas mal amadas e burras..
    Esse poema é de uma inteligência tremenda nunca lido antes..Parabéns grande escritor..
    Edna Nascimento.

  32. Victor Hugo, esse é simplesmente o melhor poema que eu ja li.
    Ele é tudo de bom. Desde a primeira vez que o li me encantei,eu li ele numa revista,e logo depois comecei a procura-lo na internet. Eu amei de coração mesmo é uma coisa muito linda voce realmente sabe das coisas, sabe conquistar as pessoas pelas palavras. Bjo

  33. OLA PESSOAL EU SOU LOCUTOR E GRAVEI ESSE POEMA A EXEMPLO DE TANTOS OUTROS COMO “DEUS CHEGOU MAIS PERTO” ” A VIAGEM” “A CADEIRA” “O FILHO QUE NÃO NASCEU” ENTRE OUTROS, SE VC QUISER TER ALGUM OU TDOS INTEIRAMENTE GRATIS SOLICITE EM MEU GMAIL “persisantos.santos@gmail.com” GARANTO QUE VC NÃO VAI SE ARREPENDER

  34. Esse texto,devo dizer, faz bem o seu papel em enaltecer a mulher colocando-a num patamar qualitativo acima do homem e eu acho que isso tudo é, realmente, uma puta balela!
    Primeiramente, somos todos humanos. Não existe homo sapiens masculus e homo sapiens feminis na espécie!
    E depois, abre o jogo brother: Quem tu quis pegar com essa besteira superficial? Melhor dizendo, quantas tu conseguiu pegar?
    Ai, ai mulheres… vocês, que tem tanta capacidade, são conquistadas tão facilmente…
    Gostei do site! Muito bom! Mesmo!
    (ps.:eu não to chamando ninguem de puta! puta aplicado no sentido de “grande”)

  35. Quando uma mulher estiver falando com você, escute o que ela diz com seus olhos. Pois não há palavras que traduzam plenamente o sentiumento femenino.

  36. Este poema, demonstra os verdadeiros significados dos homens e das mulheres. Mesmo sendo marchista ou menosprezando a mulher, ele retrata a realidade.

  37. Um dia desses,um programa de rádio que escuto diariamente;fêz citação desse poema.Anotei o nome e só hoje vi no site.Realmente é muito lindo perceber que ainda existe homens que sabem reconhecer os sentimentos que uma mulher traz no coração.
    Meu marido felizmente é um desses homens que sabe entender,e valoriza uma mulher.
    Parabenizo você Vitor Hugo e meu marido pela grandeza de seus corações.Abraços.

  38. • A VIAGEM DE HEBE CAMARGO

    O coração de Hebe para de bater entre nós. Na mitologia grega, Hebe é a deusa da juventude. Entre nós, a deusa da alegria. A deusa da paz. A deusa da canção. A deusa da justiça. A deusa do direito. A deusa virtuosa que abraçava e beijava os que faziam jus aos seus afagos. Por outro lado, era dura nos seus repentes de austeridades contra os políticos corruptos que saqueiam este país e desfrutam dos desvios de verbas dos cofres públicos, sem serem admoestados pela justiça ou pelo direito. No momento em que o nosso país era tisnado pelos atos dos corruptos (corrupto que dizer: político ladrão), logo, surgia Hebe insurgindo contra a impunidade.

    Destemida levantava a sua voz em favor de nossa Pátria, em favor das famílias, em favor do povo emudecido, sufocado pelo medo. Porque ficou difícil saber quais são os políticos honestos e os políticos ladrões. Uma vez que todos estão na arca da aliança, protegidos pelos querubins que, impiedosamente, empunham a espada contra os seus desafetos. Hebe nunca temeu essas afiadas espadas! Durante a sua vida, Hebe fez o povo sorrir, quando havia motivo para isso. Mas, também, levou muita gente às lágrimas quando desenhava a realidade da nação brasileira, trilhando nos caminhos da desonra.

    • Certo dia, num de seus programas ela citou Ruy Barbosa, e, assim, esbravejou: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” E agora, quem vai ter a coragem de dizer isto em defesa deste país? Em defesa de nosso povo, em defesa de nossa gente? Hebe morreu! As suas canções continuarão sendo ouvidas por algum tempo; logo, possivelmente, serão esquecidas. Hebe morreu! E agora, quem vai denunciar àqueles que destroem esta “Pátria amada, idolatrada?” Hebe morreu! Nem um selinho nos deu! Deixou-nos um belo corolário de canção, mas também nos deixou doídas lágrimas e tristezas em nosso coração e, ainda, eterna recordação. Hebe morreu! Adeus, Hebe Camargo! Ou melhor: adeus, doce Hebe!

    • Wenceslau da Cunha, em 29/09/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s