Dolências

Eu fui cadáver, antes de viver!…
– Meu corpo, assim como o de Jesus Cristo,
Sofreu o que olhos do homem não têm visto
E olhos de fera não puderam ver!

Acostumei-me, assim, pois a sofrer
E acostumado a assim sofrer, existo…
Existo!… – E apesar disto, apesar disto
Inda cadáver hei também de ser!

Quando eu morrer de novo, amigos, quando
Eu, de saudades me despedaçano,
De novo, triste e sem cantar, morrer,

Nada se altere em sua marcha infinda
– O tamarindo reverdeça ainda,
A lua continue sempre a nascer!

Augusto dos Anjos

Deixe um comentário

