Harmonia Velha

O teu beijo resume

Todas as sensações dos meus sentidos

A cor, o gosto, o tato, a música, o perfume

Dos teus lábios acesos e estendidos

Fazem a escala ardente com que acordas o fauno encantador

Que, na lira sensual de cinco cordas,

Tange a canção do amor!

E o tato mais vibrante,

O sabor mais sutil, a cor mais louca,

O perfume mais doido, o som mais provocante

Moram na flor triunfal da tua boca!

Flor que se olha, e ouve, e toca, e prova, e aspira;

Flor de alma, que é também

Um acorde em minha lira,

Que é meu mal e é meu bem…

Se uma emoção estranha

o gosto de uma fruta, a luz de um poente –

chega a mim, não sei de onde, e bruscamente ganha

qualquer sentido meu, é a ti somente

que ouço, ou aspiro, ou provo, ou toco, ou vejo…

E acabo de pensar

Que qualquer emoção vem de teu beijo

Que anda disperso no ar…

Guilherme de Almeida

Um comentário sobre “Harmonia Velha

Deixe uma resposta

