Há 61 anos explodia a 1ª. Bomba Atômica na cidade de Hiroshima, Japão.

“Meu Deus, o que foi que nós fizemos?”

Eram 8h 16min 8s. do dia 6 de agosto de 1945. A interrogação foi a primeira reação de um dos tripulantes do Elona Gay, após presenciar a devastação produzida pela primeira bomba atômica jogada sobre uma cidade povoada.

Elona Gay foi o nome dado ao avião norte-americano B-29 pelo seu comandante em homenagem à própria mãe. A cidade era Hiroxima, no Japão, que desapareceu em baixo de uma nuvem em forma de cogumelo. As notícias sobre a cidade eram desencontradas, e ninguém sabia exatamente o que ocorrera. No dia 9 outra bomba atômica foi lançada sobre a cidade de Nagasaki. Os norte-americanos haviam treinado durante meses uma esquadrilha de B-29 para um ataque especial. Nos aviões, quase ninguém sabia o que transportava.

Morreram cerca de 100 mil pessoas em Hiroxima e 80 mil em Nagasaki. As vítimas eram civis, cidadãos comuns, já que nenhuma das duas cidades era alvo militar muito importante. O cenário histórico dessa tragédia que permanece até hoje na memória de milhares de japoneses era a guerra no Pacífico, entre Japão e Estados Unidos no contexto do término da Segunda Guerra Mundial.

Os generais japoneses ainda tentaram resistir, até serem convencidos do contrário pelo próprio imperador Hiroíto. No dia 15 de agosto de 1945 os japoneses escutam pelo rádio a rendição incondicional do país. Em 2 de setembro o encouraçado norte-americano Missouri entrou na baía de Tóquio e a paz foi assinada. A Segunda Guerra chegava ao fim, deixando um salde de 50 milhões de mortos em seis anos. A bomba atômica tinha sido mais um episódio desumano na história da Segunda Guerra Mundial.

hiroxima1.jpg

 

hiroxima3.jpg

 

hiroxima4.jpg

80 comentários sobre “Há 61 anos explodia a 1ª. Bomba Atômica na cidade de Hiroshima, Japão.

  1. como sera que uma bomba mata tanta pessoas asim????
    quantas pessoas morerão???
    até quantos km ela alcança????

  2. Esse episodio só serviu para mostrar o quanto aquele país(EUA),era ,é,e espero que não seja ,o país que mais representa o desamor, desrrespeito, com a vida ,e mais com quem á criou.
    Não há o mais poderoso, o poder aquisitivo financeiro é uma farça.
    o verdadreiro poder esta na mão daquele que nos criou, e ele por sua vez não nos agride para mostrar sua infuência e soberania.
    Quanto vale sua vida?Quanto viverá?Mas existem pessoas que dão preço,estipulam a duração.
    “o homem precisa voltar a suas origens”
    lizie kiev.
    16/03/07

  3. e ne eu imagino como seria estar em hiroxima a 60 anos atrz ja pensou eu ficaria assada q nem um churrasco a vida e bela mais temos que saber aproveitar em segundos podemos ser assados pelos que se acham poderosos e donos do mundo Tami

  4. creio q o erro foi da ciencia ser avançada, nao foi pensado racionalmente sobre o uso da bomba, eisten usou sua brilhante mente, mas se os EUA nao tivessem criado a bomba supostamente ela iria ser criada pelos alemaes ou quem sabe outro pais, tivemos sorte em nao ter dado inicio a guerra atomica, se Deus quiser nao irá acontecer. uma vez que uma grande quantidade de uranio pode ser letal a vida.

  5. Esperamos que na nossa História de futuro, nunca mais algo parecido com isso possa acontecer novamente…. isso foi horrivel…

  6. Acredito que ate os proprios EUA tenham ficado assustado com tamanho e poder da bomba.
    assim como nós todos naum poderiamos imaginar sua proporçao.
    mas a diferença é que nos ficamos horrorizados ao tomar conhecimento de tamanho estrago,
    ja os EUA, ao comtrario de nós, ficaram ate mais felizes por saber que seu poder era ainda maior do que o esperado!
    é lamentavel ter que falar isso mas…
    para eles a vida humana naum vale a lavagem que dão aos porcos.
    e enquanto nós estamos lutando contra as coisas ruins da vida, tentando prolongar ao máximo a vida…
    eles estão lá, “quebrando suas cabeças” inventando mais uma maneira doentia de acabar com o mundo!
    o que eles naum sabem é que fazendo isso estão destruindo sua propria casa, sua propria vida!

  7. gostari que vcs me mandassem curiosidades sobre a bomba de hiroxima…((1945))

  8. Nada justifica tal fato. Será que um povo que prega a luta contra o terrorismo faria uma coisa dessas ou será esse povo o verdadeiro terrorista?

  9. depois de ter terminado a guerra o U.S.A
    tinha a bomba atomica e resolveram joga-la no japão pra mostrar pro japoneses quem eram eles e com qm eles estavam se metendo
    mas a primeira bomba que foi lançada o piloto não sabia que ia jogar
    na hora que ele xegou no porta aviões ele deu um tiro na sua própria cabeça.

  10. É verdade que o idioma de autorização para detonar a bomba, era o portugues? e qual foi a frase?

  11. Gostaria que fizessem uma pesquisa sobre se haveria uma Terceira Bomba sobre o Japão, qual a cidade e qdo seria detonada. É difícil acreditar que não existisse a terceira bomba. Arquivos disponível nos EUA podem ser consultados?

  12. A bomba atômica lançada sobre a cidade de Heroshima-Japão,no dia 6 de agosto de 1945,ceitando istantaneamente a vida de 80 000 pessoas,era a base de
    92U235.
    Essa simboligia permite-nos concluir que o atomo de Urânio em questão responda:
    a)92 prótons,92 elétrons e 235 nêutrons
    b)92 prótons,92 elétrons e 92 nêutrons
    c)92 prótons,92 elétrons e 143 nêutrons
    d)235 prótons,235 elétrons e 92 nêutrons
    e)235 prótons,92 elétrons e 235 nêutrons

  13. fico imaginado aquelas criancinhas de colo com suas maes na quele dia telebroso acho que os americanos foream convardi al nao penssar no quia acontecer. e tantos outreos humanos que viviao na quela cidade.

  14. Lendo os comentários, achei que não deveriam se esquecer de que o Japão era aliado da Alemanha ! Talvez se o E.U.A não tivesse jogado a bomba, o Japão poderia ter ganho a guerra, então se o Japão estava a favor da Alemanha, significa que estava a favor do nazismo, o que é também é mto desumano, não acham ?

  15. coitadas das crianças meninos meninas que morrera ate hpje quem foi atigido pela radiatividade tem filhos alejados deficientes meus pesamos pelo que os disgraçados infeliz fizeram

  16. coitadas de todas as crianças, adultos e idosos que morreram com a bomba atómica… que estupidez… será que isso era mesmo preciso?

  17. EUA piff
    traíras fazem filminho pra gente ficar com dó deles
    por causa de duas torrezinha explodidas
    o pior eh uma CIDADE!
    Americanos FDP

  18. o fim da segunda guerra mundial deu se pelo o fato da bomba atomica ser lançada sobre essas duas cidades ou a guerra ja havia acabado antes delas serem lançadas ?

  19. o (EUA) tem que se fuder são ums filhos da puta!
    vendo uma coisa dessa da até desgosto.
    como uma pessoa pode fazer isso
    o que o japao fez para que pessoas inocentes perdessem sua vida…

  20. cara é a primeira vez q eu faço um trabalho sobre isso e é de se arrepiar
    eu fiquei constrangido fiquei um bom tempo olhando e não conceguia acreditar nisso!
    foi aterrorisante muito orriveu eu fico penssando se mandassem uma bomba no brasil.
    eu acho q pra ganhar uma gerra não vale a pena o estados unidos fazer isso com hiroshima!
    eu tambem pensso e se o (eua) não criasse a bomba e sim o japão eles iam ce ferrar e isso els não querem por q ia acabar com muitas coisas deles!
    e eu acho q deveriam mandar uma bomba no eua pra ver o q é bom.
    mas ce mandassem uma bomba la ia provocar uma guerra tremenda!
    e pelo menos iam penssar no q fizeram com os pobres japoneses.
    mas os japoneses tem conciência do q estão fazendo!
    essa é a minha opinião sobre isso e eu queria q todos os americanos q tiverão essa ideia abçurda!
    eu teria vergonha de ser americando eu perfiro ser ppobre mas ter conciência do q faço.

  21. que tristeza é ver como os montes de pessoas civis que nada tinham com isso morrendo seja na hora ou após longos anos de sofrimento com cancêr e tantas doenças mais para testes matou-se muitos e tantos outros que soferam com mutuações e tantas doenças,é muito triste só quem paça por isso pra saber que injustisa como essa não acontensa mais .

  22. qual e o motivo principal que da a oportunidade deles
    jogarenm a bomba em dois lugares ?
    e por qual motivo nessas cidades ?
    (hiroxima e nagasaki…

  23. apesar deles terem exterminado pra min,isso foi um exterminio para aqelas pessoas,com certeza irao acertar as contas com Deus,desde qem fez essa horrivel bomba para dar fim as pessoas ali qe dentre elas,e qe haviam inocentes,e qem ah lançou como os principais chefes deste horrivel poder na epoca.Porqe e quais os motivos de tanta crueldade para com aqela populaçao?

  24. A bomba atômica foi uma consequencia, refletida na negação de rendição do Imperador Japonês, os americanos deram 2 ultimatos aos Japoneses, que nada fizeram, jogaram panfletos nas ruas dizendo que a cidade seria fortemente bombardeada, se os EUA não fizessem isso, a Segunda Guerra perduraria por ainda mais tempo…
    E ainda tem um outro ponto de vista, relembrando ao covarde ataque a base aérea de Pearl Harbor (nov. 1942), dizem que na bomba estava escrito “We don’t forget Pearl” (Nós não esquecemos de Pearl[Harbor])

  25. GOSTARIA DE VER IMAGENS DE HIROSHIMA NO MOMENTO EM QUE A BOMBA EXPLODIU

  26. muito importante esse assunto pois fala sobre nosso antepassados,fala sobra muitas conquistas na qual não foi facil; atravez de guerras mortes para conquistar um territorio.
    não é o meu primeiro trabalho sobre esse assunto já fiz varios e cada vez mais aprendo atravéz de conhecimetos magnificos que é muito interessante voltar ao passado.saber que hoje o que temos foi conquistado com muito sacrificio e nem todos infelismente sabe usufruir de nossas oportunidades.

  27. po q horrivel !!!!!!
    pq essas cidades q forom escolidas, e os sobreviventes tiveram algumas doenças decorentes ?????
    esses americanos precissam ter aulas de cidadadia !!!!

  28. Porque criaram essa tal de bomba atômica????????
    Gostaria de saber….
    Parece que naum tem mais o que fazer
    eu heim!!!
    eu so tenho uma palvra pra falar pra esses americanos fdp…
    FODAM-SE…

  29. Manuel

    Apenas ontem tomei conhecimento desse site, graças à informação do prof. Francisco Beltramini.

    Acessei-o e fiquei entusiamado.

    Em meu nome e de alguns membros da comunidade do Hiroshima (incluindo o Francisco Beltramini e o José Carlos Mendes Manzano, parabéns).

    Luiz Roberto Leão Álvares

  30. Bom Dia,

    Tenho uma curiosidade,quem hoje no mundo tem a autoridade para começar uma guerra nyclear?

    Quem tem autorização para liberar um bomba desse nível?

    Quantas bomba tem o BRASIL?

  31. Olha para falar a verdade eu nem LI o texto sobre a bomba de hiroshima mais ue só fiquei enteressada pq a professora disse,mais quem me lembrou foi minha amiga Lorena ela é legal e esperta dai eu nem liguei mais o momento quando ela me lembrou foi quando nós estavamos conversando no MSN bom dai ela me mandou o site dai eu falei assim:- Oque é issu?
    Dai ela respondeu:-È a bomba de hiroshima.Lembra quando a professora falou
    sobre essa bomba que foram os AMERICANOS que a soltaram e que foi a maior bomba já explodida?
    Dai eu lembrei da bomba e eu quis pesquisar quem mandou explodir a bomba atômica em hiroshima mais eu nem li eu não tava tão enteressada bom só um poquinho mais eu tenho preguiça de ler sabe.

  32. Bom eu fiqui bastante interessada nessa estória!
    Quem deu a permição para os AMERICANOS explodirem essa bomba?
    E por que eles explodirão?
    Eu acho isso um absurdo por que veja só:Por que explodir uma bomba atômica em um páis que não-lhe calsou nada?Por que diga?
    Eu só acho que os japoneses de hiroshima os filhos da queles que morreram deviam tomar uma atitude e lutar pelo seu direito
    MORAL DOS AMERICANOS:Um dia isso voltara 10x maior.

    eu sou brasileira e se um dia isso acontecer eu vou lutar pelo brasil.

  33. Olha eu fiquei sabendo que existia um Terceira bomba, que iria atingir Tókio logo apos a ultima bomba ser lassada.

    mas o avião que tranportava a bomba desapereceu a 200 milhas da cidade, minutos antes de desapareser ele relatou a uma aeronave que teria visto um clarão, este clarão foi tão forte que lhe ofucou a vista a ponto de não ver mais nada a sua frente, quase ninguem sabe deste acontecimento…
    Sera que foi inteveção divina ? Não sei.

  34. o presidente americano e tão nazista qanto o proprio hitle pois ambos mataram inocentes indefeso
    a historia hoje ta mostrando a sua decadencia devido divulgarem o outro lado da barbarie…….e viva a a internet q hoje é a maior arma q se tem contra ele mesmo.ou seja a informação chega mais rapido e precisa

  35. Falta ser humanismo, fazer isso com pessoas inocentes por um motivo devasto… se tem motivo. EUA, não podia fazer isso.

  36. por meus estudos sei que a primeira bomba deveria atingir hirojima mas por um mal tempo eles erraram o alvo, por isso apos 3 dias detonaram a segunda bomba verdadeiramente em hirojima
    para uma bomba alcançar todo esse porte ela teria quantos metros de largura e espesura e quantos kilometros verdadeiramemte ela atingiu
    causando toda aquela devastação

  37. uma bomba atômica é capaz de atingir milhares de km ,por possuir complementos biológicos é vai se espalhando é por onde passa vai levando doenças,mortes é o principal acabando com a produtividade do solo

  38. eu achei muito triste tudo isso o que aconteceu as crianças ue ficaram cegas ate mesmo depois as crianças que nasceram com poblemas fisicos elles naum sabiam o que fazer so fizeram merda para acabar com a vida dos outros o numeros de mortos foram absurdas …..

  39. Com tanta coisa mais importante para fazer tem gente que perde o seu tempo pensando em destruir,lugares,pessoas,seres…tao maravilhosos.Que pena hem!

  40. eras preciso faser isso mesmo ,Os
    estados unidos deveria descupas por todas as pessoas Que morrerão ,a estinção dos americanos seria pouco para pagar pr Tudor Que fizerão deus mi perdoi Se Eu estiver errado!

  41. qual seria a terceira cidade japonesa a ser bombardeadda pelos americanos com a bomba atomica? gostaria que pesquisassem.

  42. nossa isso foi horrivel,imagine se isso tivesse acontecido lá nos EUA horrivel mesmo.
    fiquei sabendo que o calor foi de 4000cº o que vale a 1000 sois…
    HORRIVEL] algumas pessoas perderam a pele e o caso da moça que o kmono penetrou na sua pele ..´por causa do calor e nunca mais saiu ..:(
    isso é muitop triste

  43. não somos um pv livre, a qualquer momento possamos estar mortos, pós quem manda na vida da gente e os estados unidos,são eles que são donos do mundo,todos os outros paises tem medo dos estados unidos,somos vitimas de covardes que tem medo de enfrentar esse pais mais que covarde,se liga que vai chega a sua hora.

  44. Mas Deus é justo! Porque o amor e a fé toma conta disto tudo é a bomba que o Estados Unidos merece, nâo só eles o mun………….do.

  45. ESTOU ENOJADA COM MINHA RAÇA MESMO,OS HUMANOS MASSAGRAM UNS AOS OUTROS SEM PENSAR EM NINGUÉM E O PIOR COM GENTE INOCÊNTE…ÁS VESES PENSO E ESSA HISTORIA ME AJUNDA A CONFIRMAR ESSA MINHA TESE DE QUE O SER HUMANO É REALMENTE UM ANIMAL IRRACIONAL. NANDA

  46. Bom li uns 3 comentarios axei todos q li ridiculos falando que os EUA estao errados em ter feito akela manobra creio q ah mairoria n sabe mas o EUA so entro na guerra apos os nassistas atacarem um pais aliado ah ele entao os EUA entra na guerra contra o EIXO (alemanha italia e japao) japao mandava no pacifico com o fim se aprosimando na europa os estadus unidos planejará uma bomba de ataque em massa feita por uranio (material totalmente toxico) e como o blog ja dis oq aconteceu.. uns se perguntarao pq atacarao uma bomba bom os nazistas pegavao qm era judeu e metia em campos de concentraçao q iriao morrer logo dps de uns 2 meses de fome ou de cede ou doenças trasmitidas pelos outros mortos, japponeses apoiarao ah ideia de hitller sobre á expansao do seu teritorio e por mas motivos começo ah guerra mas é obivio que os aliados iao ganha olha os pais aliados (Estadus Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Brasil, Russia. entr outreos cujo nao me lembro

  47. nossa o que aconteceu foi horrivel mais que isso numca mais possa acontecer novamente em nengum lugar isso vai fica marcado na historia dos japoneses muitas mortes fou uma coisa de louco;;;;;

  48. Eu ja tinha ouvido falar da bomba de Hiroshima, mais nunca tinha prestado atenção no estrago que ela fez, me interessei pelo assunto porque a professora passou um trabalho.
    Nunca imaginei ficar tão comovida, mais olhando bem os estragos foram enormes, vidas inteiras foram destruidas, tradições e uma cultura incrivel.
    Fico pensando como foi dificil paras as pessoas que sobreviveram, ver tudo destruido e nem saber como continuar.
    Espero que eu não tenha que ver outra guerra no mundo.

  49. Quem e que não ve uma coisa dessas, uma bomba atônica não e facil de esconder.Paz foi assinada,e os milhões de pessoas que morreram,hem como e que fica eles vem com um pedaso se papel e tentam “criar paz´´ ha faça mi o favor.

  50. Comntario de João do Nascimento MT.Brail
    Tenho o mesmo swnrimento de todos os comentarisas e vejo alguns com grande revolta e até querendo vingasa, mas não se pode desejar a eles uma bomba sobre a s cabeças, porrque os Estados Unidos é um pais riquissimo e tem milhares de nascionalidade imigradas lá incluindo muitos dos nossos brasileiros. Quando o ato de vingança não atinge somente ao culpado, o trabalho é contra producentr. talvez seja melhor perdoar e deixar a vingança para Deus, ele sabe quem precisaser punido. Naquele tempo poucas e raras pessoas de outranacionalidade estavam nas cidades atingidas é é bem diferente em qualquer outro lugar. Porttanto não está descartado apossibilidade de outras as neira como essa, já que tem Pais que respeitas as ordens de organizaões de defeza daa humanidade como tivemos o desprazer de ver a poco tem atras. Hoje milhõs de individuos, ongues e até igrejas defendendo a instinção da raça huma. Este tipo não pensa mais de umavez para lançar outras e outras até de maior propoções.

  51. como podemos ser tão stupido a chega este ponto trucida duas cidades por inteiro ai vemos que na realidade somos verdadeiros animais.

  52. hiroshima foi atacada porque os estadunidensses ganharam a guerra e os japonesses irados com isso foram fazendo mais guerras, ate que os eua falaram para parar se nao o bicho ia comer, os japonesses acharam q estavam ganhando.ate q os eua jogaram 3 bombas atomigas no japao . ALOOOOOOOOOOOOOOO POTENCIAAAAA. A CULPA FOI DOS JAPONESSES… NAO SOB A HORA DE PARAR . QUANDO A MAIOR POTENCIA PIDIU PARA ELES PArarem

  53. vinicius tu deves ser um garoto sem noção de vida ´´sem filhos por que se fosse um pai de familia e visse a besteira que tu escreveste tu sentiria vergonha

  54. “q triste as pessoa de la vão para onde agora? as pessoas pobres onde srobreveverão? isso e uma tragedia estou realmente chocada!!!”quem quiser bate um papo com migo meu msn e nayaralinda80@hotmail.com

  55. gostaria muito de conhecer essa cidade mais agora não posso mais q pena!!!!

  56. cara japão devia pegar todas bombas nucleares que tem pegar os aviões e jogar bombas nucleares em todos os estados americanos.

  57. muinta conversa fiada aqui tem, e muintos falsos moralistas queria ver se vc tivesse algum parente em phlharbou , cuando ouvi o ataque se vc acharia os estados unidos errado julgue se vc conhecer a estoria que esta serto ou errado.

Deixe um comentário