Ponto de Mutação

Baseado no livro The Turning Point, do físico austríaco Fritjof Capra, o filme deixa tantos caminhos para discussão, ao seu término, que escolher sobre que aspecto tratar acaba se tornando uma tarefa crucial e até mesmo injusta. Porém, o lado científico de Ponto de Mutação é uma das coisas mais belas já mostradas em trabalhos do gênero e de maneira alguma deve ser descartada por aqueles que, por ventura, decidirem se aventurar nos passos dos Capra.

FRANÇA, INÍCIO DA DÉCADA DE 1990

Sonia Hoffmann (Liv Ullmann) é uma física desiludida com os rumos tomados pela ciência. Após descobrir que suas pesquisas com microlasers estavam sendo utilizadas no projeto americano Guerra nas Estrelas, ela decidiu isolar-se em um vilarejo francês para repensar a vida. Embora tendo a chance de conviver um pouco mais com a única filha, enfrenta um processo difícil desta convivência e o atrito entre as duas acaba sendo acentuado porque suas percepções do mundo divergem completamente.

No mesmo país, na capital, vive o poeta Thomas Harrimann (John Heard). Ele abandonou a cidade de Nova York por não suportar um modo de vida mercantilizado e refugiou-se no velho mundo para recuperar-se da decepção profissional e de um casamento fracassado, e para tentar superar, com tranqüilidade, a crise de meia idade que o acomete. Na América no Norte, seu amigo Jack Edwards (Sam Waterston) é um político bem sucedido. Porém, após perder as eleições para presidente dos Estados Unidos da América, sente-se esgotado, confuso em relação aos rumos de sua carreira e solicita socorro. Edwards recebe um convite de Thomas para passar uma temporada na França e o encontro dos dois com Sonia Hoffmann marca o início do conflito proposto em Ponto de Mutação.

O cenário onde a trama tem sua evolução é um castelo no litoral noroeste, no alto do Mont Saint Michel. Uma construção medieval localizada na fronteira com a Normandia e a Bretanha. A região é famosa por possuir a maré mais alta do mundo. Em alguns pontos, ela atinge até quinze metros e deixaria o vilarejo de La Mont Saint Michel completamente isolado do continente, se não fosse um acesso construído para ligar a ilha à França. O local é propício para a discussão que toma toda a estória, por conter objetos que remontam à história da sociedade moderna e evocam as linhas de pensamento inerentes a ela.

Por fim, o poema de Pablo Neruda ( postado acima) representa uma metáfora sobre todo o dia em que os três personagens passaram juntos e sobre o que suas vidas
representavam diante das idéias que se propuseram a pensar. O poema, algo também meio distante e às vezes incompreensível, também junta a teia de relações que é a humanidade. Diante das teorias frias e puras da cientista e das idéias práticas do político, a poesia recitada pelo poeta os faz calar e refletir sobre o que suas vidas têm feito nesse processo, sobre como eles têm contribuído com sua parte diante do todo. A razão do pensamento científico passa a fazer sentido no calor das palavras do poeta, ao aproximar-se da vida comum e rotineira das pessoas.

Além de Pablo Neruda o filme possui, ao longo de sua construção, referências a diversos escritores, poetas, estadistas, cientistas e figuras religiosas. A integração destes pensadores é dada pelo tom da narrativa, cujo objetivo é defender um modo de vida integrado, porém, provido de essência. A vida não se resume a uma máquina e nem a uma rede de conexões bem feitas. Existe algo maior que é fruto da convivência, da vida em comum. Os argumentos de Jack, Tom e Sonia foram recheados de citações que transformaram o conteúdo científico, religioso e filosófico do filme em poesia, em diálogos permeados de sentimento e significado. Algumas das referências seguem abaixo.

Ao dizer que nenhum santo sustenta-se sozinho, Thomas cita parte de um poema de John Donne para Jack na entrada do castelo:

Nenhum homem é uma ilha isolada;
cada homem é uma partícula do continente, uma parte da Terra(…)
E por isso não perguntes por quem os sinos dobram;
eles dobram por ti.

Este poema inspirou um romance de Ernest Hemingway, Por Quem os Sinos Dobram, que foi baseado na experiência do escritor americano como correspondente de guerra.

Não é um filme fácil de ver, mas o aprendizado compensa.

About these ads

52 comentários sobre “Ponto de Mutação

  1. O filme O Ponto de Mutação possui um conteúdo riquíssimo. Mesmo não tendo comprendido nada da primeira vez que o assisti, achado que comprendi um pouco nas segunda e terceira vezes, gostei muito do filme e estou anciosa pra ler o livro.

  2. Gostaria muito de assistir este filme, mas não estou encontrando. Você poderia dizer onde posso encontrar?

    Obrigada

  3. Adoraria ver o filme. Onde posso encontrar para comprar ou alugar?
    Por favor aguardo resposta breve.
    Obrigada,
    Zilma

  4. Não entendi o filme muito bem…assisti apenas 1 vez, e compreendi algumas partes, gostaria d assistir novamente p/ ter uma visão melhor, onde posso comprar? mas desta vez quero o livro, pois é bem + interessante…

    Obrigada
    Daiane (estudante de Biioteconomia

  5. asistir o filme apenas uma vez não conseguir entendê-lo muito bem e por isso pretendo ler o livro.como encontrá-lo?

  6. tambem, adorei esse texto, estou fazendo um artigo é me ajudou bastante. parabéns…

  7. Gostaria de obter o filme e não estou encontrando para comprá-lo. Poderia me ajudar? Sou psicóloga e adoraria assistí-lo! Muito obrigada!!!
    Malu

  8. Olá para todos!
    Parabéns pela resenha do filme neste blog.

    Também busquei o Ponto de Mutação, o filme, em locadoras e para compra via internet, mas até agora não consegui.

    Uma colega de curso, indicou que através do Google eu poderia assistí-lo.

    A quem possa interessar, através dos links abaixo é possível ver o filme, um deles com legenda.

    Com legendas em Português.
    http://video.google.com/videoplay?docid=854094769667634943&hl=pt-BR

    Melhor qualidade de imagem, sem legendas em Português. Áudio em Inglês.
    http://video.google.com/videoplay?docid=9107401959308808776&hl=pt-BR

    Um abraço, Hilda

  9. O Filme é extremamente significativo no que tange os problemas do mundo, em uma discursão longa,antagônica e bastante expressiva.Fiz recentemente um trabalho da Faculdade na qual estudo Licenciatura em Computação,descrevendo todo o Filme Ponto de Mutação de forma Metódica dedutiva ,Complexa,porém,Envolvente.

  10. gostaria de saber por que os cientistas do filme/livro O ponto de mutação começam a falar de um “ponto de mutação” necessário em nossa ótica sobre o mundo? e Quais as principais mudanças que eles propõem em nossa compreensão da natureza e da realidade?

  11. Adorei o resumo, porque do filme não entendi praticamente nada e graças a vocês, não irei ficar sem essa nota na faculdade! Pretendo assistir o filme de novo porque ele é interessante, e agora vou entendê-lo 100% melhor que da primeira vez!!! Obrigada mesmo.

  12. Recomendo este filme a todas as pessoas, para refletirem sobre o nosso planeta e a vida do ser humano.
    Pois o interece em nossa vida social é um pensamento positivo sempre, nunca devemos nos abalar com as consequência que o homem fabrica.
    Devemos mostrar a força que existe dentro de cada um de nós.
    E acabar com o mal que existe dentro do HOMEM.

  13. adoreiiiiiii o filme
    tô fazendu curso di meio ambiente
    entao é bom assistir esses filmes

  14. Oi assisti o filme na faculdade(2002) lembro-me que a discussão era interessante, mas só. Com o resumo ficou mais claro. Gostaria de adquir o filme, como faço!!!!!

  15. Este filme é fantástico! Depois de assisti-lo eu fiquei isolada, refletindo por uma semana inteira.
    Depois, mudei a minha vida. Naquela época estava iniciando um curso de especialização. Hoje, depois de 10 anos, terminei o meu doutorado.
    Recomendo-o a todos que estão interessados em refletir sobre sua existência aqui na Terra.

  16. O filme Ponto de Mutação é uma proposta interessante para fundamentar as discussões na disciplina Metodologia da Pesquisa. Por favor, preciso comprar urgente, se alguem souber como faço para comprar, eu agradeço.

  17. naum gostei muito do filme
    pra mim ele poderia ser melhor
    no sentido pratico
    gostaria de exemplificaçaoes
    gostaria de ver no mundo tudo aquilo q foi discutido no filme
    num sentido mais real e mesmo teorico
    por q naum vivemos so de teorias né…

  18. O filme traz um diálogo extenso porém muito interessante e que te faz pensar um pouco na vida depois de assisti-lo. Curso tecnologia ambiental e o filme me ajudou a compreendet algumas coisas na vida e sociedade humana. Recomendo!

  19. O filme baseado na obra de Capra, aguça o nosso senso crtíco de ver o mundo e o meio ambiente. São 3 linhas de pensamento e de conhecimento diferentes que se integram: a cientista, o poeta e o político, que travam um diálogo fundamentado, cada um em sua posição.
    Assim como o filme de Marcelo Masagão, “Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos”, é necessário atenção e muita reflexão para se entender o fio da meada do que é apresentado.
    Achei excelente a forma de narrativa.

  20. Um empresário convidado pelo grupo de discussão do qual participo (Think Tank), ofereceu o DVD para assistirmos e devolvê-lo, inicialmente fui atraída pelo título, mas havia algo me impulsionando p/vê-lo. Hoje assisti pela 2a. vez. Atuo na área ambiental e esta narrativa tem tudo a ver com o meio ambiente. O espaço em que transitamos, nossos pensamentos que vão e vem viajando pelo cosmos, realmente nos mostra quão pequeninos somos nós e ainda tentamos entender porque destróem nossos recursos naturais em troca de poder, de riquezas, fama, ganância e dos egos tão inchados, indiferentes com um futuro tão previsível de destruição e inércia para e com as futuras gerações. É um filme para ser visto várias vezes.

  21. eu encontrei o filme utilizando o programa para baixar qualquer tipo de arquivo o ARES, o filme encontra-se legendado e com qualidade VHS, mas vale muito a pena ver o filme.

  22. Olá me interessei muiito pelo resumo mas não o estou encontrando, eu moro no Rio…será que tenha alguma locadora para que eu possa alugá-lo ou até mmesmo comprar???

    Aguardo resp.

    valeu!

  23. O mais incrível de tudo foi produzirem um filme baseado apenas num lindo cenário e no diálogo de 3 personagens, e assim mesmo construírem um enredo magnífico e rico, algo realmente baseado no que poderia ser uma experiência genuína de transformação de convições e valores pessoais. Amei o filme, já entrou na minha lista de preferidos.

  24. O filme faz um grande apanhado das circunstância que vem ocorrendo com o nosso sistema e pelo consumismo desvairado da papulação,nação sem cultura e lideres que só pensam no imediatismo, mundo sem rumo.
    Estamos abeira de um colapso de recurso…
    Há já comprei o livro Ponto de Mutação, vou ler novamente.

  25. Eu, assistir o filme ponto de mutação, não entendir quase nada lembro-me que são três personagens no filme e parece que fala de políticos e um rlógio, o relógio significa tempo de mudança e evolução.

  26. LI o Livro em meados de 1988. Não entendi muito do que li .
    Encontrei o filme nesses dias e assisti. Um espetáculo!!!!!!!!
    Que bom que ainda existe gente preocupada em fazer este tipo de filme . Quem quiser adquirir na DVD World.com encontra pra comprar.

  27. Pingback: Encontrar e Reencontrar « Fragmentos Wender Salviano

  28. O filme ponto de mutação é realmente muito bom. E assisti-lo foi imesamente gratificante para mim. Trazendo conhecimento e dispertando o interesse a diversos assuntos.

  29. Realmene este filme deixa a pessoa ciente de si, diante debates e opniões que venhamos a fazer quanto ao ser vivente neste planeta, nos dias de hoje falam muito em preservar a natureza, eco-sistema, desenvolvimento sustentável. Opniões estas de modo fragmentada e sem fechamento a respeito. Este filme com certeza vai tirar toda e qualquer duvida. Na escala de 1 a 10 o filme merece 10.

  30. o filme e uma bosta o conteudo e riquissimo mais para assistir e horrivel da vontade de dormir, so quem gosta deste filme sao pessoas loucas fracas da cabeça de asistir uma droga desta….

  31. Adorei! Assisti o filme , mas tive dificuldade de uma compreenção maior. Com o seu relato a compreenção foi maior . Obigada, contribui bastante. Achei um absurto esse comentario, de que a pessoa tem que ser louca pra gostar do filme. Eu acho que esse deve ser um dos que ajuda a destrui a natureza, já que mostrou ser tão incensível.

  32. Adorei! Assisti o filme, mas tive dificuldade de uma compreensão maior. Com o seu relato a compreensão foi maior. obrigada, contribuiu bastante. Achei um absurdo esse comentário de que a pessoa tem que ser louca pra gostar do filme. Eu acho que esse deve ser um dos que ajuda a destrui a natureza, já que mostrou ser tão insensível.

  33. Muito bom o filme. Tive a oportunidade de assistir na faculdade ha uns 5 anos. Revendo-o, com calma, pude perceber melhor o ponto de mutação (o paradigma) entre a visão holística (nova maneira de ver o mundo) e a visão cartesiana de Descartes. Parabéns. Inaldo Gama.

  34. O filme é ótimo. Comungo com as ideias do autor e acredito que as mudanças virão a partir do momento em que os de “cima”, os detentores do poder compreenderem e se impregnarem da nova visão de ver o mundo.

  35. Pingback: Mindwalk « Química de Produtos Naturais

  36. Pingback: Crítica do filme Ponto de Mutação, feita por Diogo Tavares « Alô…Filmes!

  37. Achei fantástico a forma que nos leva a pensar que tudo faz parte de um todo e dessa forma, devemos respeitar tudo e todos. O mundo seria só amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s