Tarsila do Amaral

Filha de fazendeiros de café da aristocracia rural paulista, Tarsila iniciou a sua aprendizagem de pintura em 1917, sob orientaçâo do pintor académico Pedro Alexandrino. Em 1920, mudou-se para Paris a fim de estudar na Academie Julian e conheceu as obras de dadaístas, futuristas e cubistas. De passagem pelo Brasil em 1922, aproximou-se do grupo modernista que se formara na capital paulista, do qual já faziam parte Anita Malfatti, Mário de Andrade e Oswald de Andrade (com quem Tarsila se casaria em 1926). No entanto, foi somente após seu retorno à Europa, em 1923, que chegou às primeiras soluções realmente originais em sua pintura, combinando as técnicas do pós-cubismo aprendidas com Andrë Lhote, Albert Gleizes e Fernand Léger, a uma temática e um colorido profundamente identificados com a cultura brasileira.

 

 

 * Photobucket - Video and Image Hosting

Sol poente – 1929

Óleo sobre tela

83×129 cm

Colecção particular, São Paulo, Brasil

 

*Photobucket - Video and Image Hosting

 

Abaporu – 1928

Óleo sobre tela

147×127 cm

Colecção Eduardo Costantini, Buenos Aires, Argentina

 

*Photobucket - Video and Image Hosting

Antropofagia – 1929

Óleo sobre tela

126×142 cm

Colecção Paulina Nemirovsky, Fundação Nemirovsky, São Paulo

 

  * Photobucket - Video and Image Hosting

Paisagem com Touro -1925
óleo/tela 52 X 65cm
Assin:”Tarsila”
Col. Particular

 

*Photobucket - Video and Image Hosting

O lago – 1928

Óleo sobre tela

75,5×93 cm

Colecção particular, Rio de Janeiro , Brasil

 

 *Photobucket - Video and Image Hosting

Carnaval em Madureira -1924

Óleo/tela

76 X 63 cm

Colecção particular

 

*Photobucket - Video and Image Hosting

 

A Cuca – 1924

Óleo/tela

73 X 100 cm

Museu de Grenoble, França

321 comentários sobre “Tarsila do Amaral

  1. oi tudo bom1 muito lindas as obras
    mas eu gostaria de saber como axa um video sobre a vida da tarsila
    para uma apresentaçao escolar…
    se vcs pudesse me ajudar fikrei muito grata
    obriga
    e q Deus os ajudes sempre
    para vcs continuar com suas sabedorias

  2. oi lindas as obras de tarsila do amaral mas eu queria um a coisa que so falasse do sol poente

  3. Gostaria de um poema que retrasse a vida de tarsila do amaral para um trabalho escolar de apresentação. obrigada

  4. oi amigos, estva pesquisando na Internet e apesar de os pedidos serem já de um tempo atrás coloco-me à disposição, bem como a Comunicação da Prefeitura de Capivari para colaborar com as pesquisas necessárias sobre Tarsila. Como vocês sabem ela nasceu aqui em CApivari, aliás sou co-autor de uma revista cultural chamada “Tarsila em Revista” (produzida em parceria com os amigos Jehoval Júnior e Igor Raphaellí) sobre a vida e a obra desta fantástica artista plástica.

    Precisando é só entrar em contato. Será um prazer ajudar,

    abração

    LIncoln Franco
    Secretário de Comunicação Social
    Prefeitura de Capivari

    e-mail: comunicacao@capivari.sp.gov.br / site: capivari.sp.gov.br
    tel.: (19) 3492-9242/3492-9243

  5. Estou fazendo um trabalho escolar, confesso que achei as obras de tarsila do amaral muito bonitas principalmente uma a Abaporu. porém o que eu estou procurando é a Tela São Paulo assim como, comentário sobre pintura. Se alguém puder ajudar ficarei agradecido. um abraço.

  6. Gostaria de uma descrição sobre a Obra “Os operários”, para uma pesquisa escolar.

    Grata,
    Ana Paula.

  7. gostaria de um poema que tivesse a mesma tematica social da obra ”Os operarios” de Tarcila do Amaral para um trabalho escolar

  8. OI eu estou fazendo um trabalho de artes na escola…e e sobre vc..e mt lokkkk… eu acho suas obras incrivel…
    e essas obras estao d+++
    bjussss fuizzz

  9. [i][b]Eu gostaria q vcs publicassem
    todas as obras da Tarsila pois
    eu estou precisando para uma
    pesquisa de artes…Bjo

  10. Olá…
    eu tbm concordo com a Raquel… seria mto bom ter mais obras da Tarsila!
    Na escola a professora mandou nós fazermos uma releitura do quadro “A Cuca”, um quadro super dificil com tos detalhes, mais mto legal! Fiz tbm o “Abaporu”, um dos quadros da Tarsila que eu mais gosto! Gostaria que publicassem mais obras dela! Obrigada!
    Maria Beatriz
    12 anos

  11. Olá! Gosto muito das obras da Tarsila do Amaral, elas são estilosas, diferentes,…adorei a apresentação e a seleção que fizeram das melhores obras!!
    Mas, eu só gostaria de saber se alguém tem uma cópia ou qualquer coisa parecida de “A Bailarina” da Tarsila do Amaral. Eu tenho que fazer uma releitura desse quadro, e não o acho em lugar nenhum da internet. Então, se algum ser abençoado tiver, porrrr favorr me manda por e-mail: lari_b1209@hotmail.com
    Obrigada!
    Larissa

  12. Boa Noite!

    Procurei e revirei a internet procurando uma obra que tenho quase certeza que é de Tarsila não sei o nome do quadro, mas a descrição dele é de um homem tocando violão o retrato seria tipo o do Abaporu, a pintura no caso.
    Por favorrrrrrrrrrrrr, gostaria muito que me madasse por e-mail infelizmente não sei o nome da obra.

    Abraços Camila!

  13. OLÁ, TENHO 39 ANOS, FIZ UM TRAB ESCOLAR SOBRE O QUADRO DE TARCILA DO AMARAL,FICOU MUITO BOM, PARABENS PELA EXPOSIÇÃO Q ESTA EM BAURU. É MUITO LINDO.

  14. OLHA EU ESTOU FAZENDUH UMA PESQUISA SOBRE A OBRA “O OVO” DA TARSILA DO AMARAL,PARA EXPLORAR AS CARACTERISTICAS DO QUADRO E JUSTAMENTE ELA NAO TA EXPOSTA AÍ..POR FAVOR MELHORE ISSO,SE FOR EXPLORAR ESSA IDÉIA FANTASTICA,EXPLORE DIREITO…PORQUE FICOU UMA PORCARIA…

    SUGESTÃO:PONHAM TODAS AS OBRAS DELA (TARSILA DO AMARAL)

    ABRAÇOS

  15. oi!! Eu estou fazendo um trabalho pra Feira de Arte e Cultura do meu colégio,e gostaria que vocês colocassem alguns detalhes do quadros,mas se não consiguirem,tudo bem,pelos menos,obrigada!
    Abraços

  16. Adorei as escultiras elas sao muitos bonitas mas so precisa colcar mas para o Brasil ficar mas alegre com seu povo .

  17. ogora sim mas se vcs colocase varias outras esculturas o nosso mundo iria ficar mas bonito nas ruas para os visitantes de outros lugares ver e apreciar nao so pela Internet .

  18. eu sou leonardo mainardes eu adoro pinturas mas nao gosto de pintar só acho muito bonito as esculturas e inteligente quem faz beças pinturas mas para tem de amor ao serviço que faz nao pór obrigaçao porque é de livre espotani vontade de fazer aquilo que quer é de seu proprio livre arbitrio.

  19. Gostaria de uma grande ajuda sobre a Obra “A CUCA”, para uma pesquisa escolar, por favor ajudem-me.

    1-A ESCOLA PEDE PARA QUE EU OBSERVE O QUADRO E DESCREVA CINCO PAISAGENS SONORAS.
    2- DESENHE PARA CADA UM DELES UM SIMBOLO.
    3- DEPOIS CRIE UMA COMPOSIÇÃO MUSICAL( OU SEJA UMA PARTITURA MUSICAL).

    POR FAVOR SOCORRRO.
    SOMENTE ESTE SITE PODE ME AJUDAR, QUERO CONTINUAR GOSTANDO DE ARTES.

  20. gostaria das descrições das telas de tarsila
    abaporu ,carnaval em madureira, a negra, antropofagia , o lago, sol poente, operarios, segunda classe, preciso saber o contexto de cada obra

  21. Gostaria de uma descrição sobre a obra “Operários” para um trabalho escolar.
    Obrigada.

  22. estou fazendo um trabalho da faculdade sobre o quadro A Cuca de Tarsila.
    Questões: a) Observar o quadro e descrever a sua paisagem sonora. Que sons estão presentes neste ambiente?
    b)Selecionar cinco sons, dentre os indicados no item A e desenhar para cada um deles um símbolo ex. uma folha (vento).
    Ajude-me por favor, obrigada

  23. Estou fazendo uma pesquisa para faculdade sobre a obra de Tarsila do Amaral”Operários”gstaria de obter mais informações. Urgente (obrigada)

  24. SJFKRHJBSBDFMNASBKJHUIRGSKDFJGKD
    SDBGJSHRUGH.HSPEGKJS
    EGSBDFLGHWÇSER
    GNDOIHGOHDLBFGS
    DGLS;DILGHW
    GWNOLIH~WT
    NLITJ~WERGN]GWRGWNERLGKWOIG
    WKGNWOIERGOWHEGIOWGIWBGIGBWOERGHWRGBRGOERIGWOIEGIGBOGW
    TJHWOIRGNWROTHTIRTLEKFIOSHÇSOPJBPFBOSPTOWKB~;SBNOÇTS[ER]GS~D]~FLGÇSDLFJ.SDF~[F
    SDFHUI58965MZKFJAGDHFAJSDJGHIQGIERQD
    VBAUDFBAKDFUVDFV
    SDFVSKFHVKDBVOSBDFIBV´SDFH
    5813DVSBVDAM,SDVZ,JHF,VSKJVHIOTG FVDIURBGDBGUIETRLÇGWOIENSBIGBHBVDFOER;!BAMNBVAMNBFAMNSBDFBAMNSD;)JHFJZHSFJF V

  25. eu adora as obras de tarcila do amaral eu tava fazendo uma pesquisa sobre ela é bem interessannte

  26. gosto muito das obras de Tarsila do Amaral. Mais estou precisando da obra “OPERÁRIOS”, para um trabalho no colégio e preciso também da descrisão so bre a obra. Preciso da descrisão até dia 25 de agosto. Muito obrigada!

  27. OIE…
    PRIMEIRO QUERIA HOMENAGEAR O SITE POR ESTAR TRASANDO ESSAS OBRAS DE TARSILA…
    MAIS QUERIA PEDIR UM FAVOR…
    EU PRECISAVA PARA UM TRABALHO ESCOLAR…
    A HISTÓRIA DOS QUADRO OPERÁRIOS E CARNAVAL EM MADUREIRA…NÃO É POSSÍVEL VCS ESTAREM ME ENVIANDO…
    GRATA DESDE JAH

  28. o a tarsila do aamaral faz obras muito esquisitas bonitas tambem
    um abraço Hio son thau

  29. Oi….
    tah mt legal as obras são lindas….

    Gostaria saber mas sobre a vida dela…

    Tenho que fazer um seminário sobre a vida dela;
    e entregar no dia 05/09 se for possivel gostaria
    Q flassem mas sobre a vida dela….
    Se possível…

    òtimo trabalho!!
    O site esta show!!

    Bjão

  30. oies…
    eu gosyo mto das obras da Tarsila Do Amaral….
    mas pq vcs naum colocam mais obras da Tarcila??
    pq tipo q nem eu … to fazendo trabalho de artes e naum tem mtas obras dela!!!

    bjkssss

  31. Oi !!!
    Preciso relacionar as obras de tarsila: Cuca e a Caipirinha com o folclore preciso de ajuda.
    Sem mais ficao muito grata
    Obrigada!!!

  32. Gostaria de uma descrição sobre a Obra “Sol poente”, para uma pesquisa escolar.
    quem souber por favor responda aqui

  33. oie eu preciso de v2 obras uma q tem uma familia e a outra o casamento mais eu nao acho! e a professora nao deu o nome das obras
    sou muito grata obrigada

  34. ogente coloca mais figuras ai ne meu ta muito pouco coloca mais so que vcs tem q colocar um bem faciu pra mim fazer meu trabalho dee artes q tem q ser de tarcila do amaral mais tem q ser rapido omais rapido possivel
    obrigado

    de _ moana r. gomes _ de goianesia goias

  35. eu amei o site prinsipalmente as obras de Tarsila meus cumprimetos ao dono deste maravilhoso site.seja la quem for tem muito bom gosto.

  36. Oi eu amei todas as suas obras e poder conhece-la atraves de sua biografia pra mim foi bastante lucrativo porque pude trabalhar e xpor um projeto para as crianças do ensino fundamental onde trabalhamos atraves de suas obras a leitura e a escrita.

  37. Oi Tarsila. Eu so quero falar uma coisa com vc vc foi uma pintora que deixou muitas obras bonitas. Na minha escola nos fizemos muitas obras suas como:Sol Poente ,Abaporu,O Lago eo, Porto eu adorei essas obras.

  38. oi
    estou fazendo um trabalho sobre os quadros d Tarsila
    entrei no site oficial dela, mas é td mto resumido
    será q vc poderia me enviar algo sobre os quadros Antropofagia e Abaporu?
    agradeço desde já

  39. olá tdb!!!!
    gostaria de saber mais coisas da obra da tarsila do quadro sol poente.
    para uma apresentação de escola!!
    queria entender mais sobre os desenhos do quadro!!!!
    vlw!!!
    😀

  40. eu sou de taquaritinga do norte pe gostei muito bonito o quadro do lago lindo

  41. Adorei as obras…
    Vou ter que fazer um trabalho pra escola que é de tentar reproduzir em papel e guaxe uma das obras de Tarcila do Amaral e falar na frente da sala sobre o que eu achei de sua Bibliografia…
    Foi ótimo ter encontrado essa página! Aqui eu encontrei tudo que precisava…
    Me ajudou muito…
    Muitíssimo obrigada!

  42. Estou realizando um trabalho com minhas crianças sobre a vida e obra de Tarsila do amaral é de fato uma vida e obra muita rica.

  43. Queria saber sobre as obras de artes da estrada de ferro!!!
    Tenho que fazer um trabalho sobre este termo!
    Por favor recomendaria algo mais para a minhas conclusões
    Ficaria muito grata, com isso!!!!
    Obrigada!

  44. eu odiei pq isso eh uma estrema merda…

    eu ñ sei q foi o IMBECIL q comprou os quadros dessa pirua…

    te odeio tarsila…

    [:p]

  45. Olá! Gosto muito das obras da Tarsila do Amaral, elas são estilosas, diferentes,…adorei a apresentação e a seleção que fizeram das melhores obras!!
    QUERIA SABER FAZER !!!
    MAIS QUE PENA NAO SEI

  46. a tarsila do amaral deixa grandes saudades e grandes pinturas porisso eu deixo meus comentarios que eu estou com saudades mesmo sem conhecala e pelas pinturas.

  47. olha eu adoro a tarcila do amaral os desenhos dela e um macimo eu adoro ela porisso gostraria de receber um desenho dela do mais famoso dela no meu msn

  48. ola gostaria de saber mais sobre a obra Sol Poente e se puderem me ajudar fikarei muito agradecido

  49. Olá, boa tarde!
    Adorei a exposição e sou apaixonada por pinturas, principalmente as desse estilo modernista, pois é encantador.
    Tarsila sempre me emociona muito…
    Gostaria q vcs me indicassem um video, sobre a vida e obras da Tarsila.
    Desde já agradeço, a honra de permitir q façamos uma viagem nas obras da mesma.
    Obrigada!!!

  50. por favor enviem fotos das obras dela por imail pois meu filho tem que fazer um trabalho.obrigada!

  51. Meu sobrinho precisa de fotos das obras: Abaporu, Boi na Floresta, Paisagem com Touro, Sol poente, A Lua, para um trabalho de escola, (ele estuda na escola Tarsila do Amaral em Santo André/SP) e não conseguimos imprimir as fotos.
    Por favor nos enviem,
    Obrigada
    Regiane

  52. Oi para tds!!

    Eu adorei tipo essa pequena esposição me ajudou muito obrigado por quem teve a ideia de monta esposição

  53. gostaria de falar que tarsila do amaral foi o icone da arte no mundo todo, com suas obras que vinham do seu co ração
    bjs pra todos

  54. estou trabalhando com meus alunos sobre a tarsila e faremos na escola uma apresentacao de algumas de suas obras gostaria de convidar algum responsavel sobre as obras para a apresentacao

  55. Por favor preciso de uma obra da Tarsila falando o nome,quando ela fez,a imagem da obra,pq ela usou aquelas cores,em que ala se expirou para fazer a obra!!!!
    muito obrigado pela a sua ajuda !!!
    atenciosamente Juliana estero q vc possa me ajuda!!!

  56. Parabês pelO site
    !!!!
    ele é bastante criativO.´´e as Obras também despertam enteresse ao leitOr,pOis essas Obrs de TARSILA é muitO impOrtante para a sOciedade aprender a valOrizar a ARTE e A CULTURA!!!!!
    ESSE SITE ESTÁ DE PARABÊNS POIS É BASTANTE DEMONSTRATIVo A TODOS NÓS !!!
    PARABÊNS E CONTINUE ASSIM !!!
    FAZENDUUo QUE ESSE SITE DESPERTAM ENTERESSE A SOCIEDADE E QUE COMEÇAM A VALORIZAR CULTURAS E MAIS CULTURAS QUE O MUNDo DÁ PRA TODOS NÓS
    !!!!!!!!!!!!!!!!!
    MAS TEMOS QUE APRENDER A VALORIZAR

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSS

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E
    S
    S
    E

    S
    I
    T
    E

    É

    M
    U
    I
    T
    O

    M
    A
    N
    E
    R
    O
    !
    !
    !

  57. Esse site é manerO tem cada jOgOs massa
    hiihihihihihi
    anuuO lah jOgar galera
    eu amuuO jOgar nesse site

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  58. [violet]parabens site
    maeruuO
    + maneruuO q esse naum existeeeeeeeeee

    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    eiiiiii
    PRESTE ATENÇAOOOOO
    ENTRE JOGOS E JOGOS MANERUUo
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  59. e muito show suas obras queria saber mais sobre o quadro o sol poente parabens pelos seus quadros um mais nlindo do q o outro estou adorando estudar sobre suas obras

  60. Gostei mto desse site!sao muito interessantes as obras de Tarsila do AMaral

    gostaria de saber mais das obras

  61. Achei muito legal todas as pinturas de tarsila amaral, espero encontrar artistas competentes e criativos como ela…

  62. ÁáH estava procurandO o retrato da boneca a não achei,gostaria qui vocês colocassem ai …

    Obrigadaa!

  63. estou fazendo um trabalho de faculdade de tecnologia de moda(tcc)que inspira na tarsila do amaral e gostaria para completar ter um filme ou livro que fala de tudo dela,se puder me mandem,é muito lindo as obras dela,obrigadaaaaa

  64. essas imagens e esse site e de mais gostei muito deles!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  65. eu achei esses quadros maneiros!! pode crer
    se esses quadros fossem dinheiro
    nosso pais estaria milhonario!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!milhonario
    (rsssssssssssssssssssss……)

  66. Sou professora de Artes e amante das obras de Tarsila do Amaral gostaria de
    ter acesso a todas as suas pinturas. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

  67. Oi,
    Eu estou fazendo um trabalho sobre Tarsila do Amaral
    e queria saber porque não acho em site nenhum “ A IMPOTANCIA DA OBRA DE TARSILA DO AMARAL NO BRASIL”
    e o que ela estava pensando quando foi pintar o quadro “ABAPORU”.
    Muito obrigada , pela atenção
    Atenciosamente,
    Bárbara

  68. Oi tarsila eu queria que voce mandasse primeiras obras.

  69. Oiieee..Boa Noite..Tô precisando urgente q vcs publiquem todas as obras de Tarsila Do Amaral, pois tô precisando p/ fazer um trabalho de Artes..brigadão..bjoss

  70. Nooooossa!!!! Eu amei tudo que vi sobre Tarsila,pois, foi muito bom tudo que li e vi neste site. Nós precisamos saber mais sobre as obras e os artistas que já fizeram ou fazem parte deste Brasilzão!!!!!!
    Bjs!!!!!!

  71. Sou apaixonada por artes,tenho 7 anos.Sou apaixonada pelos quadros de Tarcila do Amaral,juntamente
    com outros quados dos Artista brasileiros.Fiquei em saber que tem um quadro no museu da frança,pois
    tambem sou nascida na fraça.

  72. Gostaria de saber a história sobre o pq do quadro “A Cuca” dela se alguem puder me ajudar eu ficaria muito agradecido.

  73. Oiiii, só queria falar que tenho 11 anos e achei a obra muito bonita , passei tambem poir que minha professora mandou eu pesquisar obra de arte e emprimir .
    Ela mandou ser de Tarsila de Amaral , ela tinha razão de falar que sua obra é bonita
    Amei viu , eu nao tenho impressora para imprimir a obra mas eu vou na biblioteca para tirar xerox !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bomn eu me chamo Dhamaris e amei a obra do touro !!!!!!!!!!!!
    sew quiser me ligar para falar comigo o numero é :38110236
    (L)

  74. Eu estou estudando sobre a pintura ¨ESTRADA DE FERRO¨¨´E MUITO LEGAL EU ESTOU ADORANDO

  75. Gostei muito desse site,as obras detarsila do Amaral sao muito interesante.Estou fazendo um trabalho dela. Ammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii;;;;;;;;;;;;;;;;

  76. oi eu sou a caro, quero saber a vida de
    tarsila pq tenho que fazer um trabahlo
    de artes e eu presisso muito se ñ eu vou
    ]ficar com uma nota vermelha por favor me ajude estou esperando a sua resposta
    obrigado por me ouvir bjs

  77. oi eu me chamo carol………..
    e quero saber como voi a vida de Tarsila
    pq eu tenho um trabalho de artes para fazer
    se ñ fico com um nota vermelha e minha
    mãe ñ vai gostar então me ajude asaber mais sobrea vida de tarsila as pinturas dela são
    muitos bonitas até que minha professora me
    falou então me ajude a saber como voi sua vida
    des de criança até adulta obrigado por me deixar falar!!!!!!!!!!

  78. adorei os quadros, quando crescer quero ser pintor vou me espelhar em vocÊ!!!!!!

  79. Na verdade eu adorei o quadro “ANTROPOFOGIA”, esse quadro é muito legal?
    E eu quweria saber mais da Tarcila do Amaral e dos quadros dela, e do utimo?

    *************bjks***************************

  80. Comentar a obra de Tarsila é tarefa difícil… Um artista, após reconhecimento tem admiradores mil, mas meu encantamento com ela foi à primeira vista. Na escola primária tinha uma pintura da Tarsila em um livro e foi assim q me apaixonei.
    Hoje sou prof. de ARTES e trabalho SEMPRE com Tarsila, mesmo não tendo ela na matriz curricular elaborada pela escola, renovada anualmente.

  81. AS SUAS PINTURAS SÃO MUITOS BONITAS FAZ INVEJA A QUALQUER PESSOA,A QUE EU MAIS GOSTEI FOI A DO LAGO.EM 1928.BJS.

  82. Oi amigos,

    parabéns pelo site. Sou secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Capivari, cidade onde nasceu Tarsila do Amaral. Além disso editei com os amigos Jehoval Júnior e Igor Raphaellí a revista cultural “Tarsila em Revista”. Quem precisar de mais informações sobre essa fantástica artista pode entrar em contato comigo. Estou à disposição de todos. Um grande abraço,
    secretario.comunicacao@capivari.sp.gov.br / (19) 3492-9243

  83. Eu gostaria de saber como que eu acho mais análise sobre a obra ” carnaval em madureira”, se puder me ajudar eu agradeço…
    um abraçoo e parabens pelo site.

  84. bom eu gostaria que vcs falacem mais sobre ela por que ela é un icone nas obras brasileiras

  85. AAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIII TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODDDDDDDDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSS IIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMAAAAAAAAAAAAAGGGGGGGGGGEEEEEEEEEEENNNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMUUUUUUUUUUUUUIIIIIIIIIIIIITTTTTTTTOOOOOOOOOOO BBBBBBBBBBBBBBBOOOOOOOOOOOOOOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM ………..

  86. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!GOSTEI DE TUDDO MESMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO TELEFONE:88995429

  87. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUDDDDDDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  88. eu preciso estudar para prova ai eu to dando sobre vc e cando eu sobe diso eu falei quem é essa tarsila do amaral ai tepos que eu fui descobrindo que de vc ai eu estou senpre emtrando na internete para ti procorar
    (rsrsrsrsrssrrsrrsrsrsrsrsr……………:)tenha um bom dia????

  89. Eu adoro as obras da Tarsila do Amaral,as pbras sao lindassssssssssssssssssssssss

    Adoro ela

    Que ena que ela morreu se ela estivesse viva eu iria pedir o maior altografo do mundo para ela

    (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs……………)

  90. Adorei as telas sao maravilhosas!
    Eu sou super fã de Tarsila do Amaral.
    aaaaaaaddddddddddoooorrrrrrrrrrreeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  91. chatoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    uma idiotisse tem que ter mais foto e mais novas doque essas melecas aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaiaiaiaiiaiaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  92. Gosto mt das obras da Tarcila.Gosto das cores das formas de tudo.Adimiro mt ela!A coragem por ter vparticipado do movimento cubista na época em que teve a semana da Arte moderna a alguns anos atras.

  93. Eu preciso fazer um trabalho de escola sobre uma obra da Tarsila do Amaral, a obra se chama ” A Bailarina ” , mas eu não acho ela em lugar algum, por favor, alguem me ajude.

  94. eu gosto muito das obras delas, pois aprendi a gostar pke tenho q fazer rscunhos de suas obras na sala de aula =)

  95. legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  96. BOM NAO CONHEÇO MUITO SOBRE A TARSILA MAS EU QUERIA SABER SOBRE ELA EU SO JOVEM TENHO 12 ANO E A MINHA PROFESSORA MARIA AGUSTA PASSOU UM QUADRO PRA NOIS DA 6D E QUERIA QUE VC RETORNACE O MEU DEPO..

  97. esse site é interesante sim ,pois nos ajudou a fazer o nosso trabalho da escola

    e quem disse cacarileide que esse site é ruim?

    ass:isa e bia
    responda se não tiver medo de nos
    pois a tarcila nos ajudou para o trabalho da escola pois se esse site não exsitisse nosso trabalho não taria completo.

  98. Amei as obras de Tarsila do Amaral!!!!È`linda , pena q tem gente q não gosta eles tem mau gosto!Eu estou estudando sobre a obra “Abaporu”.Eu achei linda !!!!!!Parabéns pelo site , é um shohw .Obrigada tarsila pelas suas lindas obras!

  99. olha eu sou fã de tarsila do amaral eu estou participando da feira de artes e a minha sala ficou com as obras de tarsila do amaral eu vou pintar a obra a boneca se eu emcontrar né eu adorei falar esse comentario de tarsila do amaral eu não sei porque eu estou me enteresanto tamto nessa feira de arte……

  100. nossa é site é um maximo mesmo eu encontrei td q eu precisava para fazer um trabalho sobre tarsila do amarala eu acho q vou tirar 25 pontos nesse trabalho !!!
    mandem sorte para mim ok
    xauuu

  101. eu gostaria de sab sobre a obra:o sono e o ovo. porfavor me mande uma resposta grato ;ronaldo

  102. por favor preciso com urgencia para trabalho escolar (obra do opereario parte escrita de tarsila do amaral) nao consigo achar nada, me ajude, por favor. maura
    17/09/2008

  103. por favor preciso com urgencia para trabalho escolar (obra do operario parte escrita de tarsila do amaral) nao consigo achar nada, me ajude, por favor. maura
    17/09/2008

  104. NA MINHA APOSTILA DA ESCOLA TEM O QUADRO O SOL POENTE E A CUCA TENHO QUE ESCREVER SOBRE OS DOIS QUADROS DA TARSILA DO AMARAL

  105. oi gente eu tenho q fazer dois desenhos da tasila do amaral to so vendo eu tenho q desenhar pra hj de tarde e mais outro q e pra nos inventar e pintar na tela
    bjosss
    agora eu vou deenhar o sol poente ou abaporu bjuss

  106. Gostaria de saber o valor da obra “Sol Poente” e “Manacá” de Tarsila do Amaral.
    e comentários se possível.

    Grata, Gabriela

  107. Tarsila Brasileiríssima do Amaral, pintora paulista, capivariana, brasileira. Deixou impregnado na história das artes nacionais um tempero que só ela mesma podia utilizar.

    Ousou tanto que enfrentou o provincianismo intituído por séculos para ser uma mulher livre e sem as amarras dos ditames maxistas.

    O mundo precisa de pessoas assim: que façam o melhor naquilo que se propõe a fazer. E ela foi um misto de tudo isso.

    Em novembro deste ano (2008) estarei lançando meu novo livro que desvenda essa célebre mulher. Chama-se “Tarsila Eterna” o resultado de anos de pesquisas e publicações em jornais e revistas a respeito desta renomada artista capivariana e cidadã do Universo.

    TARSILA É ÚNICA. TARSILA É ETERNA

    TARSILA ETERNA – O LIVRO – É BIOGRÁFICO COM 150 PÁGINAS E TRATA DA VIDA DA ARTISTA DESDE SEU NASCIMENTO ATÉ SEUS ÚLTIMOS DIAS NESTE PLANO ESPIRITUAL. RETRATA SUAS AMIZADES, SEU MODO DE VIDA E SUA APROXIMAÇÃO DE AMIZADE COM O MÉDIUM ESPÍRITA CHICO XAVIER.

    O LIVRO É INÉDITO COM MAIS DE 150 FOTOS E IMAGENS PARA O LEITOR TER UMA DIMENSÃO REAL E TOTAL SOBRE ESTA PERSONALIDADE BRILHANTE E ETERNA.

    O LIVRO TRATA-SE DE UM PATROCÍNIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAPIVARI, PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI E UMA INICIATIVA DO AUTOR (JEHOVAL JUNIOR)

  108. Tarsila Brasileiríssima do Amaral, pintora paulista, capivariana, brasileira. Deixou impregnado na história das artes nacionais um tempero que só ela mesma podia utilizar.

    Ousou tanto que enfrentou o provincianismo instituído por séculos para ser uma mulher livre e sem as amarras dos ditames maxistas.

    O mundo precisa de pessoas assim: que façam o melhor naquilo que se propõe a fazer. E ela foi um misto de tudo isso.

    Em novembro deste ano (2008) estarei lançando meu novo livro que desvenda essa célebre mulher. Chama-se “Tarsila Eterna” o resultado de anos de pesquisas e publicações em jornais e revistas a respeito desta renomada artista capivariana e cidadã do Universo.

    TARSILA É ÚNICA. TARSILA É ETERNA

    TARSILA ETERNA – O LIVRO – É BIOGRÁFICO COM 150 PÁGINAS E TRATA DA VIDA DA ARTISTA DESDE SEU NASCIMENTO ATÉ SEUS ÚLTIMOS DIAS NESTE PLANO ESPIRITUAL. RETRATA SUAS AMIZADES, SEU MODO DE VIDA E SUA APROXIMAÇÃO DE AMIZADE COM O MÉDIUM ESPÍRITA CHICO XAVIER.

    O LIVRO É INÉDITO COM MAIS DE 150 FOTOS E IMAGENS PARA O LEITOR TER UMA DIMENSÃO REAL E TOTAL SOBRE ESTA PERSONALIDADE BRILHANTE E ETERNA.

    O LIVRO TRATA-SE DE UM PATROCÍNIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAPIVARI, PREFEITURA MUNICIPAL DE CAPIVARI E UMA INICIATIVA DO AUTOR (JEHOVAL JUNIOR)

  109. EU ADOREI!!!!

    ADOROOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    JA INHA VISTO ALGUMAS DESTAS FOTOS !!!

    ESTOU ESTUDANDO SOBRE ESTE ASSUNTU E GOSTEI MUITO!!!!

    BJS

    :°)**

  110. eu antes não sabia muito sobre essa famosisima arrrrrrrrrrtista . mas agora estou aprendendo muito sobre essa vida digna q ela tve!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  111. Oi Tarsila tudo bem?
    Eu tenho apenas 12 anos mais mesmo assim adoro suas obras,
    Eu morro perto de Cascavel-Pr-Br
    Pode me chamar de Patty, porque
    Meu apelido é Patty !!!
    BJS
    De:
    PATTY

  112. Adorei as obras da Tarsila do Amaral e estou fazendo um trabalho na escola que trabalho sobre ela. gostaria que vocês me enviassem mais material sobre a artista. trabalho com crianças de um projeto de tempo integral. Agradeço desde já a atenção de vocês e que Deus os abençoe .

  113. Oi, meu nome é Bruna, tenho 11 anos.

    Tinha um trabalho da escola e achei tudo que
    precisava aqui no site…!

    O site é bem bom, gostei bastante das obras que mostraram!

    Obs:se escrevessem mais sobre a vida dela ou
    sobre algumas das obras, ficaria ainda mais completo!

    Obrigada, adorei…bjs Bruna!

  114. uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu tarsila do amaral

  115. eu acho que essas obras são lindas.
    mas eu não acho a obra que eu quero operários por isso eu não gostei muito do site

  116. oiii ……eu qeria ver mais quadros de pinturas para mim poder me enforma mais nessas obras de artes ……… eu ja fiz a facudade e agora so qero qe vcs coloquem mais quadros ..MUITO OBRIGADA ……

  117. Oi. Necessito da história de qualquer um dos principais quadros de Tarsila.

    Adorariia se voocês me passassem essa informação.

    Muito Obrigada.

    Beijinhos

  118. Valeu esse saite é muito importante na
    aprendesagém do leitor valeuuuuu!!!!!!!!!!!!!
    e espero que continue sempre preocupando com o
    leitor e o internalta!!!!!!!.

  119. oi passei aqui para dizer que as obras de Tarsila do Amaral é um show, interessante, muito bonita e bem criativa. Visitei este site para ver se encontrava o quadro “a boneca” 1928 para olhar quais são as cores desta pintura, para eu poder pintar de mesma cor.

    Um abraço,

    Josilene

  120. gostaria que alguem que tenha fotos da tarcila me enviase, adoro todos os quadros dela ,obrigado.

  121. eu adoro as obras da TARSILA DO AMARAL
    acho ela mas do que lindas
    bjos me add

  122. oi baita site bão tem tudo que procura! parabens!! aaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  123. Oi, estou procurando explicações para as obras, pois trabalho com educação infantil e este ano quero fazer um projeto sobre Tarsila e suas obras….se alguém puder me ajudar, eu agradeço!
    Ah!…visitem a Pinacoteca…está demais!
    Abraço!

  124. As obras de Tarsila sao muito estranhas mas e legal de se vê……..
    Eu gostaria que tivessem mais explicações sobre as obras,pois eu precisava saber de algumas……..bjossssssss valeeeeewwwwwwwwwww

  125. As obras da Tarsila sao muitos cinistras,são diferente sei lá… algo interessante de se estudar.A

  126. oii meu nome e gabriela eu antes naum gostava de tarcila ai depois que eu fui lendo as coisas ai ficou muito bom e agora eu sou aprimeira fam dela

  127. E aí gente! Meu nome é Mateus, sou de Itaú de Minas, interior de MG, gente, na escola, eu estudei sobre Tarsila na aula de Ed. Artística, desde então eu admiro esta mulher como vcs nunca viram igual! As técnicas dela, são maravilhosas, o seu jeito de pintar, da mais vida nas pinturas com suas cores! Ela é incrível!
    E o povo brasileiro deve se espelhar nela, estudar bastante, investir no seu dom, e seguir em frente! Ficar pra história! Profundo né?! Mas é verdade!
    Admirem esta mulher, ela merece!
    Adios, ah, e meu sobrenome é AMARAL, quem sabe tenho um parentesco?!
    Quem me dera!

  128. Oi estou fazendo um trabalho de escola e fiquei indiguinada diante de tanta beleza nem parece um quadro parece verdade cada quadro ganha vida e algo surpreendente algo encantador só coisa de um profissional qualificado e estruturado. um grande abraço…bye

  129. Queria a descrição sobre as obras “A lua” e “Sol Poente”…

    preciso muito é para um trabalho de escola.
    C vc poder me ajudar.

  130. oiiiiiiiiiiiiiiii

    tudo bom ??? aqui é lais eu estava
    fazendo um trabalho de escola

    e percebi que as obras da tarsila
    são muito bonitas

    não tenho o que comentar
    só que eu adorei as obras dela

  131. oh! parabéns pelo site é bom saber que existem pessoas decentes que se importam com a cultura brasileira.

    Saint Clair Müller

  132. adorei esse site tem mu itas coisas legais estava pesquisando uma obra de tarcila do amaral e escoli o aba-poru a pesar de todas as obras serem um maximo foi muito dificiu escolher porque nao é fasil imitar uma artista de longa dara só sei que com essa obra de tarcila do amaral vou tirar um 10 com esse meu trabalho!

  133. Eu queria saber sobr o quadro da tarsila que se chama “São Paulo” tem um código de números e não sei oque é … se alguém souber escreva no comentário que eu irei ler ..
    Obrigada !
    Julyanna

  134. este site e uma droga nao tem nada a ver com a minha pesquisa e um absurdo, voce digita uma coisa e recebe uma informasao pessima sem nenhum sentidoo

  135. oi lindas obras maravilhosas no estilo correto com um tom de cor muito distiguido gosto de tudo principalmente das cores!

  136. eu amei o site e muito interessante e muito completo resumido em pequenas linhas e um grande resumo tem tudo aqui mutio obrigado pelo resultado da pesquisa

  137. Quero que me mande a inspiraçao, a historia de como foi feito o quadro SOL POENTE da Tarsila pra eu fazer um trabalho!

    Obrigada!

  138. Eu sou fã da tarsila de amaral e já vi todos os quadros dela

  139. TARSILA DE AMARAL è MUITO LEGAU AMEI AS FIGURAS DE LA SAO TAO LEGAIS QUE NAO DA PA RA FALAR QUAL è O MELHOR DOS DEZENHOS Nè OK!OK!OK!OK!OK!OK!OK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  140. Oi!
    Tudo bem?
    Queria saber se nesse site tem uma pintura da ”A Bailarina” q Tarsila do Amaral fez?
    Por favor! Me enviem os quadros das Bailarinas que Tarcila do Amaral criou!!
    Ficarei muito grata, se vocês me ajudarem
    Vou precisar, para fazer um trabalho da Escola.
    Beijos, até mais

  141. muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito legaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  142. alguma coisa engraçada

    outra coisa

    alguma coisa que presta!

    é alguma cisa, não uma!

    By: renatinha (:
    Digitação: Kerol’s 🙂

  143. OI,eu gostaria de saber mais sobre o quadro “Paisagem com Touro” preciso explicar em um trabalho de escola até amanhã dia 29/06, não sei muita coisa sobre a obra e tbem não axei…se puder gostaria que me enviasse algo a respeito…muito obrigada

  144. Oi, gostaria de saber detalhes sobre o quadro “OPERÁRIO’ preciso fazer um trabalho para o dia 30/06, me ajuda por favor………muito obrigado

  145. os quadro dela são vrdadeiras obra de arte eu diria melho r que portinari

  146. Olá sou professora e gostaria de mais detalhes à respeito da obra Operários,as informações são vagas, quero saber o que levou a pintora a pintar algo tão complexo( imigração, desigualdade, sociedade?) enfim informações concretas, Ok

  147. Oi td beiin?
    Adorei a biografia da “Tarsila do Amaral”, mas queria saber sobre um outro quadro dela, que se chama : São paulo.
    Gostaria também que me enviassem fotos da obra, para um trabalho escolar.
    Abraços, Yasmin.

  148. Gostei do site, mas queria o significado de pelo menos 7 quadros de Tarsila, me mndem por favor….Urgente

  149. oi tudo bem sao importantissimos ne esses quadros que riam que manem pra mim a releitura do quadro sol poente mi manda com urgencia e pro trbabalho muito obrigada esperem que mi mandem a beijos xau

  150. amei minha irmã esta fazendo um trabalho sobre ela são tão lindas as telas!!!!!!!!!!!1
    eu amei!!!

  151. eu e minha iemã estamos fazendo um trabalho sobre ela nos duas amamosm ele !!!!!!!!!!!!!!!!!

  152. essa escola do tarsila de osasco sp (veloso) e cafona de mais
    e muito xata e maio nojenta e tudo sujo
    cheio de rato

  153. Olá sou professora e gostaria de mais detalhes à respeito da obra Operários,as informações são vagas, quero saber o que levou a pintora a pintar algo tão complexo( imigração, desigualdade, sociedade?) enfim informações concretas, Ok

    bye

  154. Tarcila sua obras tem uma espiração genial estou querendo saber da tua vida e queantas linda uma mais lida do q a outra principalmente a do lago de onde vc tira tanta espiração?Posso saber

  155. Oi ! Gostaria de saber sobre a obra ” A Bailarina “, não estou achando em nenhum lugar, poderia me ajudar?
    Beijos

  156. Estou proucurando informações sobre o quadro Sol Poente e as informações são SHOW DE BOLA!!! Queria falar isso para a tarsila …Pena que ela morreu. Buááá!!!

  157. oi eu adoro dimais as tuas obras e so tenho 12 anos gosto muito das tuas obras e a que mais mi ispirou foi a abra ” abapuoru ” eu amei essa obra quando eu vi ♥;
    minhya pergunda e em que vc se espirou? valeu xau bjs ;

  158. oiee tassila de amaral adorei muito nunca tinha olhado suas obras mais amei obrigado estavam apenas atraz de uma pesquisa mais amei de mais bjs ver sim me add o meu msn sim vc poder bjs gata_nelci_16@hotmail.com dumar pesquisa nunca mais vou para de olha sua obras sempre que eu poder boa noite

  159. quero saber sobre o O OVO(URUTU),pelo amor de DEUS!!
    precisi fazer um trabalho,más não encontro NADA a respeito;parece
    que a Tarsila só fez um quadro na vida inteiraa!o ABABORU

  160. bãu sabe q u brasiuuuuuuu tm artistas famosus e superrrrrrr habilidosus. Valeu tarsila valeu Jesus valeu brasssilllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

  161. pq em todos nao aparece a historia dos quadros?
    me responda
    pq esta parecendo que vcs nao sabem de nada sobre os quadros da tarsila de amaral!!!

  162. amoo suaas oobraas…e noos akii do SESI-338 de São José do Rio Preto estamos fazendo um video sobre sua vida e suas obras…também desenhamos um de seus quadros o..Morro da Favela na aula de Arte..obg por nos inspirar

  163. sou admirador obras de tarsila e de sua historia,tenho um pequeno desenho que comprei num leilao,um livro com suas obras e historia,recentemente pedi a um artista que fizesse uma releitura da pintura abaporu para colocar em minha casa,dede criança esta pintura me chamou a atençao,tarsila pintou o abaporu para presentear seu marido ,na epoca 1928 oswaldo de andrade,parabens.

  164. Adorei esse site mas eu queria que falassem u pouco
    3da pinturas e principalmente a de carnaaval em madureira e um trabalho escolar e eu presciso saber sobre isso porque eu nao achei nada falando sobre essa pintura infelismente se alguem poder ajudar eu ficarie muito grata bjs tchau!

  165. oi! Tenho que falar sobre o quadro “O vendedor de Frutas” na mostra cultural de minha escola, porém não consegui nada sobre esta tela. Alguém aí sabe de algo para me ajudar?????

  166. Achei um maximo a obra de “Abaporu ” !!!!!!!!!!!

    So queria saber em que ela se expirou pra fazer essa obra :^?

  167. gostei das suas obras mais vc ja esta moeta maiseu sei que vc sabe que vc vazia uma boa obra parabens .!! !! !!

  168. gostaria de saber mais coisas da obra da tarsila do quadro sol poente.
    para uma apresentação de escola!!
    queria entender mais sobre os desenhos do quadro!!!!
    vlw!!!

  169. é pra hoje ainda que eu quero essa resposta!ou esse sit ñ responde a gente?

  170. Gostaria, tambem de saber um pouco da historia de cada obra, para um trabalho escolar.
    obrigado 😀

  171. eu sou stefani giovanna alves dos santos tenho 9 anos vou fazer 10 en setembro 24 estudo na escola e.m.e.f.profa sebastiana cobra estou no 4- ano B gostaria,tambem de saber um pouco da história de cada obra, para um trabalho de escola obrigado já estou atrazada para entregar esse trabalho S2 😉

  172. eu gosto muito de tassila do amarau seus quadros sao muito bonitos eu te amo e gostaria q vc vosse com migo para uma viagem pra paris e tb queria ter vc como noiva
    vc asseita se casar com migo

  173. Sem dúvida minha artista preferida, ela põe personalidade em suas pinturas e também muita delicadeza ao mesmo tempo. Na maioria dos casos ao fazer esse tipo de pintura, o artista faz as obras muito parecidas com praticamente o mesmo conceito. Porém ela consegue deixar suas pinturas únicas e deixar muito interessantes.

Deixe um comentário